TOCCATO

ArcelorMittal adota Qlik com Target

18/12/2018 14:10

O projeto foi implementado pela Target Soluções Integradas, que atua como canal da Toccato. 

No Brasil, a ArcelorMittal tem 29 unidades industriais e reúne cerca de 15 mil empregados. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A ArcelorMittal contratou a plataforma de business intelligence (BI) da Qlik para a preparação de relatórios de diferentes bases de dados voltados para estudos de melhorias de processo. O projeto foi implementado pela Target Soluções Integradas, empresa curitibana que atua como canal da Toccato. 

Os especialistas da unidade técnica de laminação de bobina de aço da ArcelorMittal Brasil sempre tiveram necessidade de cruzamento de informações provenientes dos diversos sistemas de controle da linha, do nível de instrumentação e automação até o de controle de processo. 

Antes, o processo de preparação de relatórios levava horas. Os resultados desses relatórios eram reunidos em planilhas estanques e individuais, que não se relacionavam.

“O processo de laminação gera um número grande de informações a serem analisadas”, descreve Fernando Almeida, gerente de Tecnologia da Informação da siderúrgica.

As planilhas geradas pelos especialistas do setor continham milhares de linhas e ocasionalmente acabavam corrompidas pelo grande volume de dados reunidos. 

Com o uso da plataforma da Qlik, a empresa conseguiu eliminar um gasto de 60 horas com especialistas que preparavam a base de dados.

“Hoje os especialistas chegam pela manhã e já têm prontos os relatórios para suas análises”, descreve o gerente de TI. 

Após o desenvolvimento do projeto na unidade de laminação, a iniciativa de BI foi estendida para a metalurgia, onde o desafio é manter a qualidade da linha de produtos. 

Almeida explica que uma siderúrgica produz diferentes tipos de aço, para fins específicos: indústria automotiva, linha branca(eletrodomésticos), equipamentos agrícolas, tubulação, etc. Cada aço tem uma especificação particular e o BI ajuda a garantir que a especificação de cada tipo de aço seja seguida à risca.

Na siderúrgica, dois novos projetos de BI serão desenvolvidos até o final de 2018. Um deles vai atender à área da Aciaria, onde se o produz o aço líquido, base para todos os produtos da companhia.

O segundo projeto, que também entra em execução até o final do ano, está ligado à área de segurança do trabalho. O BI vai servir para identificar cenários com possibilidade de riscos de acidentes dentro do local de trabalho, sem personalizar a informação, mas traçando um cenário geral. 

A ArcelorMittal no Brasil tem 29 unidades industriais. A empresa reúne cerca de 15 mil empregados e registrou receita líquida consolidada de R$ 17,24 bilhões em 2016.

A Toccato foi fundada em 2006 para ser distribuidora dos produtos Qlik no Brasil. Hoje com mais de 850 clientes e mais de 60 colaboradores, a companhia atua em todo o território nacional por meio de vendas diretas e de sua rede de 80 parceiros.

No Brasil, a Inteligência de Negócios e a Nórdica também atuam como distribuidoras da Qlik e atendem, respectivamente, cerca de 650 e 500 clientes, segundo os últimos dados disponíveis.

Veja também

COMANDO
Oliveira, ex-Quest, assume MicroStrategy

Companhia de BI parece estar em meio a uma sacudida no seu time latino americano.

BI
Studio Z adota Qlik com Toccato

A solução de BI está em uso nas áreas comercial, de logística e de operações.

TOCCATO
Wurth adota BI com Qlik

A Wurth adotou soluções da Qlik em setores como vendas, RH, estoque, financeiro e contabilidade.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Grupo Toccato abre AnalisaBR

Além do Qlik, a AnalisaBR trabalha com Appian, Intelie, Aquarela e In4BI.

TOCCATO
Agro Amazônia adota QlikView

Hoje, a Agro Amazônia utiliza a ferramenta em três setores: comercial, financeiro e contábil.

ANALYTICS
Grupo IN contrata novo CTO para A10

Augusto Guagliano atuou na Diageo por quatro anos.

TOCCATO
Comercial Zaffari adota Qlik Sense

A responsável pelo desenvolvimento e execução do projeto foi a H2J, canal de vendas da Toccato.