Claro aposta em "Netflix" de apps. Foto: ShutterStock.

Apostando no mercado de apps para Android, a Claro anunciou esta semana o lançamento do Clube Apps, um serviço de assinatura de apps, oferecendo acesso a cerca de mil aplicativos através de uma assinatura mensal.

O serviço, que custa R$ 4,99 mensais, agrega diversos aplicativos, pagos e gratuitos, da plataforma do Google. Eles são divididos em categorias como produtividade, com o app Wunderlist; segurança, com o antivírus AVG; entretenimento e conteúdo infantil, como a Galinha Pintadinha; e games, como Cut the Rope e Monument Valley, entre outros.

Segundo destaca a operadora, todos os apps reunidos na plataforma seriam pagos caso fossem adquiridos da forma tradicional na Google Play. Entretanto, pelo serviço, estes custos são isentos para o usuário. "No total, o serviço permite economia de até R$3 mil aos assiantes", afirma a operadora em nota.

Funcionando como uma espécie de Netflix de apps, a operadora afirma que um dos principais benefícios é a oferta de uma grande variedade de apps pagos para os clientes, sem a necessidade do uso de cartão de crédito ou cartões pré-pagos - meios de pagamento na Google Play.

"A tarifa é debitada na fatura ou saldo de créditos do consumidor, entregando as versões completas dos apps, sem publicidades e sem cobranças adicionais", destaca a Claro.

Para reunir a base de apps do serviço, a empresa buscou parcerias com desenvolvedores, apresentando as vantagens deste modelo diferenciado de cobrança. Até então, a receita dos desenvolvedores de apps era basicamente atrelada ao uso de cartão de crédito.

Para a operadora, o mercado de apps é competitivo e ainda muito dependente de formas de pagamento não disponíveis para a maioria da população brasileira. Com isso, ainda há um mercado vasto e inexplorado para os desenvolvedores.

"Neste novo modelo proposto pela Claro, a assinatura gera um fluxo recorrente de receita que é dividido entre os desenvolvedores. Estas parcerias agregam valor e experiência para ambos, já que a Claro divulga para sua base, de mais de 70 milhões de clientes, e oferece o serviço sem a dependência de cartão de crédito", afirma a assessoria da operadora.

O Clube Apps by Claro está disponível para todos os clientes Claro e, para assinar, é preciso enviar um SMS com a palavra APPS para 2777 ou baixar o conteúdo na loja de aplicativos Android.