Marcia Thieme. Foto: divulgação.

A Veritas, empresa de gerenciamento de informação que até esse ano pertencia à Symantec, reformulou sua estratégia global de canais com o programa Partner Force, com reflexos no Brasil.

Segundo a companhia, o programa para parceiros foi aprimorado e atualizado com base na avaliação intensa dos parceiros, focando na organização do ecossistema por competências.

De acordo com Marcia Thieme, Channel Leader da Veritas no Brasil, o processo se fez necessário após a Veritas se tornar uma companhia independente, deixando de usar a estrutura da Symantec para suas vendas.

“O Veritas Partner Force estabelece um programa forte e autônomo para os canais, focado exclusivamente nos parceiros de gerenciamento da informação”, avalia a executiva.

O primeiro desafio do programa foi o de organizar os canais entre os que tinham expertise em segurança com o portfólio Symantec e vendiam Veritas, e os que já tinham maior familiaridade com o produto da Veritas.

"Alguns canais Symantec permaneceram conosco e queremos nos aproximar deles através de programas de qualificação para que continuem ofertando nossos produtos", afirma a executiva.

Conforme explica Thieme, a empresa está acelerando seus esforços junto a parceiros de valor agregado (VAR), primeiramente investindo no aumento da qualificação da base existente, para num segundo momento expandir esta base.

"Neste meio tempo, estamos buscando novas parcerias nas regiões norte e nordeste, indo além dos mercados do sul e sudeste, onde já temos uma participação mais consolidada", afirma a líder de canais.

Atualmente a Veritas atua no Brasil com cerca de 400 revendas e quatro distribuidoras. A empresa se tornou independente em maio, quando a Symantec vendeu a divisão para o fundo Carlyle Group por um total de US$ 8 bilhões.

Em sua estruturação no Brasil, a Veritas inclusive recrutou profissionais da Symantec. Lúcia Bulhões, ex-diretor de vendas da Symantec no Brasil, acaba de assumir o cargo de diretora das operações da Veritas para América Latina e Caribe.