Mais e mais aerportos vão colocar informações no celular do passageiro. Foto: flickr.com/photos/15216811@N06

Um total de 88% dos aeroportos em todo o mundo investirá na criação de aplicativos móveis para informar passageiros do status do voo e o tempo de espera até 2015.

Durante este período, 78% dos aeroportos também planejam estar presentes nas mídias sociais, com dois terços desse investimento focado em avaliações.

São dados da 9ª Pesquisa Anual da SITA, realizada em parceria com a Airports Council International (ACI) e a revista Airline Business.

O passageiro é o item número um dentre os investimentos de TI para a maioria dos aeroportos (59%).

Metade dos aeroportos entende que a geolocalização é uma das principais prioridades para reduzir o congestionamento de passageiros.

Apenas 10% dos aeroportos fornecem esse tipo de serviço hoje, mas já é certo que esse número aumente para 70% até 2015.

“A Airport IT Trends Survey deste ano mostra que os operadores estão investindo no ‘aeroporto inteligente’ para melhorar a experiência do passageiro de maneira operacionalmente eficiente”, explica Francesco Violante, CEO da SITA.

Os resultados da pesquisa foram baseados nas respostas de 91 operadores aeroportuários, representando a visão de 173 aeroportos mundiais que gerenciam 2,3 bilhões de passageiros por ano.

A SITA é líder mundial em comunicação e soluções de TI para transporte aéreo, com receita de  US$1,5 bilhão em 2011.