A Eniac é a primeira faculdade a implementar o programa de educação da Teltec Solutions. Foto: Divulgação.

A Eniac é a primeira faculdade a implementar o TISA - Educação 3.0, programa promovido pela integradora de soluções Teltec Solutions. O projeto permitirá que a infraestrutura disponível no EaD seja incorporada por diferentes propostas educacionais.

Com previsão de conclusão para setembro, a capacitação envolve 20 professores dos ensinos médio, superior, tecnólogo e profissionalizante. 

Na primeira etapa, por meio de oficinas presenciais realizadas no mês de junho, os docentes foram capacitados em dinâmicas voltadas à produção de videoaulas, avaliações no ambiente virtual de aprendizagem e mediação ao vivo.

As atividades orientaram os professores a planejar, modelar e criar estratégias de ensino a partir de diferentes tecnologias e repositórios educacionais.

O curso TISA Educação 3.0 é composto por 32 horas de atividades presenciais e 8 horas de atividades online. Nas atividades presenciais, as dinâmicas ocorrem quatro dias por semana, 8 horas por dia, sendo que cada dia trabalha um recorte específico de aprendizagem. 

Todas as atividades presenciais são focadas no plano de ensino do professor, e contam com trabalhos colaborativos aplicados. Ao final do curso, os participantes recebem um certificado em Educação 3.0, com carga horária de 40 horas.

O curso é “customizável” e pode ser alinhado com as métricas e planejamentos estratégicos de capacitação docente de qualquer instituição. 

“A ENIAC, por exemplo, optou por um modelo intensivo, com oficinas concentradas em quatro dias seguidos e a participação de docentes que já têm experiência na área. Normalmente, as instituições que estão iniciando a adoção de novas tecnologias optam por realizar um dos ciclos de quatro horas por semestre, em grupos maiores de professores”, afirma o coordenador executivo da Teltec Solutions, Vilson Martins Filho.

A Teltec Solutions projeta e implanta redes de dados e voz, soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança. Com sede em Florianópolis, a companhia tem filiais em Brasília, Curitiba e Recife. 

Fundada em 1991, tem atualmente mais de 80 colaboradores e faturamento anual de R$ 70 milhões.

A Eniac oferece um modelo educacional em que o aluno cursa 20% do curso escolhido pelo sistema de Educação a Distância (EaD).