Aker tem firewall 100% brasileiro.

A Aker Security, empresa brasiliense de segurança, certificou o seu firewall com o selo Certics, que concede vantagens em licitações públicas para tecnologia “Made In Brazil”.

O selo foi obtido com consultoria da gaúcha Software Process. É o primeiro dos seis selos a serem concedidos até o momento sem envolver o FACTI, entidade de P&D ligada ao Centro Renato Archer de Campinas, onde o modelo foi criado.

Uma empresa de software com o selo Certics pode vencer uma licitação mesmo tendo um preço 18% superior aos concorrentes, se o órgão licitante tiver aderido à regra.

Alguns dos organismos que concedem o benefício são a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), as Centrais Hidro-Elétricas do São Francisco (CHESF) e o BNDES.

“A Certics não representa apenas a confirmação de que a tecnologia desenvolvida na Aker é nacional, mas prova que temos hoje soluções de Segurança Digital fundamentais para garantir a soberania do país", acredita Lucas Pereira, diretor de Tecnologia da Aker 

Até agora, já tem o Certics a Módulo, Dígitro, AsGa Sistemas e EcoSistemas. As duas primeiras são na área de segurança, como a Aker.

A AsGa certificou uma plataforma de bilhetagem; a Lecom, um software de BPM e Eco, um software de gestão para a área de saúde.  

A certificação Certics da Aker abre um novo mercado para a Software Process, conhecida pela sua atuação com modelos de qualidade para o desenvolvimento de software. A empresa já conduziu em torno de 50 implementações e 20 avaliações oficiais com base nos modelos MPS.BR e CMMI.

“O programa é federal,  mas licitações estaduais ou municipais podem aderir e também conceder margem de preferência, o que já acontece. Também se espera que o governo aumente os benefícios”, prevê Odisnei Galarraga, um dos sócios da Software Process.

A Aker tem mais de 100 revendas no Brasil. Além do firewall, a empresa tem também, gerenciamento de configurações, filtro de conteúdo, antispam e antivírus.