Leandro Demori, editor executivo do site Intercept.

Leandro Demori, editor executivo do site Intercept, que vem publicando diálogos vazados de integrantes da operação Lava Jato, é um dos convidados de destaque do 15ª edição do Festival de Interatividade e Comunicação – FIC19, promovido pela Abradi-RS em Porto Alegre entre os dias 28 e 29 de outubro.

Demori será entrevistado por outros jornalistas no FIC para compartilhar sua experiência e visões sobre tecnologia e convergência.

O assunto principal deve ser a Vaza Jato, uma série de matérias que o Intercept vem publicando com base em conversas pelo aplicativo Telegram entre o então juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, no contexto da operação Lava Jato.

As conversas, sobre cuja origem o Intercept não se pronuncia, estão sendo compartilhadas com outros veículos de imprensa como a Folha de São Paulo e Veja. 

Junto com o jornalista americano Glenn Greenwald, editor chefe do site, Demori tem estado na linha de frente na defesa da publicação do material e do confronto com os críticos da decisão do site de abrir as informações.

Além de Demori, estão confirmados também Ivan Mizanzuk, fundador do Anticast e Projeto Humanos; Rafael Sbarai, Digital Sports Lab and Branded Content Manager na Globo e Luís Felipe Monteiro, Secretário de Governo Digital do Governo Federal. 

A ideia do tema deste ano é abordar os ambientes de transformação digital e os novos ordenamentos que isso traz. 

"Traremos ao palco profissionais e pensadores que trabalham através dessas mudanças, tanto no jornalismo quanto no empreendedorismo, política, tecnologia, cultura e outras áreas, já que a ideia do FIC desde a sua criação é justamente reunir conhecimentos e debates transversais e multidisciplinares", explica Melissa Lesnovski, que coordena a curadoria do evento. 

Fazem parte do grupo de curadoria: Daniel Bittencourt; Filipe Campelo; Gustavo Mini; Margarida Galafassi; Hipárcio Stoffel e Giovanni Comunello.

Em 2018, o FIC recebeu mais de 1600 participantes, 30 palestras, workshops e uma maratona de desenvolvimento de aplicações.

Antes de ser contratado pelo Intercept, em dezembro de 2017, Demori foi editor digital revista Piauí e head de operações do Medium, uma plataforma para publicação de conteúdo autoral.

Moradores um pouco mais antigos da Internet podem lembrar também do A Nova Corja, um blog sobre política que funcionou na primeira metade dos anos 2000, do qual Demori era um dos colaboradores destacados.