O colégio Dante Alighieri adotou a tecnologia hiperconvergente da Nutanix. Foto: Divulgação.

O tradicional colégio Dante Alighieri, de São Paulo, atualizou sua infraestrutura de processamento e armazenamento, substituindo três servidores por um servidor com 3 nós de processamento, 25 terabytes de armazenamento e tecnologia hiperconvergente da Nutanix.

O projeto foi realizado com o apoio da integradora Mainline Systems do Brasil, subsidiária da empresa norte-americana Mainline Information Systems.

A atualização da infraestrutura foi influenciada pelo aumento do uso de tecnologia na escola, fundada em 1911, que possui quase 5 mil alunos do maternal ao ensino médio. Com cinco prédios, a instituição tem 153 salas de aulas, todas equipadas com lousas digitais. 

Os 750 alunos do ensino médio utilizam tablet como parte do material didático e os 3,1 mil alunos do ensino fundamentautilizam tablet de forma compartilhada com outras salas. Já a tecnologia da turma da pré-escola fica por conta dos laboratórios com salas de computadores. 

Toda essa infraestrutura para os alunos - além da área adminstrativa e operacional do Dante Alighieri - eram suportadas por seis servidores e um conjunto de storage com capacidade entre 7 e 8 TB. 

Com o leasing operacional desses equipamentos vencendo em alguns meses, o colégio foi ao mercado em busca de uma solução no mesmo modelo de leasing operacional há cerca de um ano. 

“Inicialmente fomos a procura dos fabricantes que trabalham com soluções tradicionais”, diz Daniel Arndt, coordenador de TI do Colégio Dante Alighieri.   

De acordo com o colégio, os custos do modelo tradicional para renovar os equipamentos do data center estavam elevados e também não atendiam a necessidade de simplificação do  ambiente de TI.

Com este cenário, a integradora Mainline apresentou ao colégio a tecnologia hiperconvergente da Nutanix, que concentra recursos de armazenamento e processamento em um mesmo appliance e é indicado para data centers de última geração.

Após a escolha pela tecnologia da Nutanix, a implementação foi iniciada em março deste ano. 

Dessa forma, três servidores foram substituídos por um conjunto de servidor, com três nós de processamento e storage da Nutanix, com capacidade de 25 TB, três vezes mais potente que a plataforma anterior.

A implementação foi realizada pela Mainline e equipe da Nutanix. Toda a parte física já está conectada à rede do Colégio Dante Alighieri. Até o momento já estão em operação os servidores que controlam as catracas de acesso ao campus e serviço de web para os pais dos alunos. O hypervisor é da VMware. 

A migração completa para ambiente novo está sendo feita progressivamente pela equipe de TI do colégio. O próximo passo será atualizar o banco de dados e o ERP, que devem ser finalizados em junho. 

Em dois anos, vencerá o leasing da outra metade do data center. A ideia atual do colégio é adotar a solução da Nutanix para substituir a tecnologia.

A Mainline atende a mais de 4 mil clientes nos EUA e no Brasil, empregando mais de 500 pessoas.