Frota de POA é de quase 4 mil táxis. Foto: Cristine Rochol/PMPA.

A Easy Taxi afirma que cerca de 60% do total da frota de táxis de Porto Alegre já usam seu aplicativo para buscar corridas. Há seis meses, 31% da frota estava cadastrada no app. O crescimento na cidade foi de 93%.

A ferramenta está na capital do Rio Grande do Sul desde fevereiro de 2013.

Segundo a prefeitura, a frota total de táxi em Porto Alegre é de 3.922 carros, resultando numa média de 365 habitantes por carro. Existem aproximadamente 10,5 mil condutores de táxi cadastrados na EPTC. Cada táxi percorre, em média, 5 mil quilômetros por mês. 

Em fevereiro, a reportagem do Baguete averiguou que taxistas filiados a cooperativas de Porto Alegre teriam recebido avisos afirmando que seria ilegal usar apps e a rádio ao mesmo tempo. 

Pelo jeito, o aviso não vingou.

A concorrência no segmento é grande em Porto Alegre. 

O Taxijá foi um dos últimos a iniciar operação na cidade. Em maio, próximo de sua estreia, a plataforma contava com 400 profissionais gaúchos cadastrados. 

No início de 2014, o SaferTaxi começou sua operação em Porto Alegre com cerca de 300 taxistas. Além do serviço de chamada de táxi, a aplicação também disponibiliza Wi-Fi gratuito dentro dos veículos.

A expansão para Porto Alegre foi parte da nova etapa de investimentos da companhia, que recebeu no final de 2013 a sua segunda rodada de aportes, de R$ 6,4 milhões.

Na capital gaúcha, outras empresas que atuam na área são 99Taxis e WayTaxi.