A vencedora em âmbito nacional do Amcham Arena ganhará mais R$ 50 mil em patrocínio na Amcham. Foto: Divulgação.

A Amcham Porto Alegre recebe até o dia 30 de junho inscrições para o concurso de startups Amcham Arena. O programa é realizado em parceria com o Agibank e busca aproximar o universo corporativo do ecossistema de startups.

No concurso, as sete melhores startups do Rio Grande do Sul ganharão um ano de anuidade na Amcham. As cinco primeiras premiadas ainda poderão realizar uma imersão no Agibank, com direito a um "pitch" exclusivo para executivos do banco. Já a vencedora em âmbito nacional ganhará mais R$ 50 mil em patrocínio na Amcham.

Podem participar startups em estágio operacional, com produtos já validados no mercado. 

Os projetos de negócios submetidos devem ser inovadores (no produto, processo ou modelo de negócio) e escaláveis. O diferencial desta edição é a projeção nacional que será dada para a startup vencedora, que poderá apresentar a sua empresa em eventos da Amcham em outras regiões do país.

As empresas serão avaliadas por uma comissão composta por representantes de companhias associadas à Amcham Porto Alegre. Nas etapas classificatórias, os empreendedores apresentarão seus negócios em pitches de cinco minutos, com comentários da comissão avaliadora. 

Para a fase final, serão escolhidas dez startups, que farão apresentações de cinco minutos, seguido por comentários da comissão avaliadora, composta por nomes como  André Johannpeter, vice-presidente do conselho da Gerdau; Maurício Harger, diretor geral da CMPC Celulose Riograndense; Fernando Castro, chief innovation and marketing officer do Agibank; Walter Lídio, presidente do conselho da Amcham POA; Luiz Vallandro, pró-reitor de administração da Unisinos; Ricardo Felizzola, CEO do Grupo Parit e Alini Eggers, presidente da Fruki.

A final ocorrerá no dia 27 de setembro, no Teatro da Unisinos, em Porto Alegre.

Em 2018, na segunda edição do evento, participaram mais de 100 startups de áreas da saúde, mercado financeiro, energia, plataformas de serviços, entre outras. A vencedora foi a Cíngulo, que oferece um aplicativo de terapia guiada para ansiedade, estresse, autoestima, insegurança, ânimo e foco.