Iniciativa cria ações em tempo real. Foto: flickr.com/roitberg/

A Coca Cola Brasil montou uma plataforma de marketing em tempo real durante a Copa do Mundo da Fifa. Durante as 64 partidas, 50 pessoas se dedicam para produzir vídeos, monitorar e interagir nas redes sociais.

A iniciativa, pioneira no mundo, foi apresentado num link ao vivo no festival de Cannes. Serão veiculados no decorrer do mundial, filmes e mashups para TV e redes sociais, alguns com temática específica para os jogos do Brasil e outros com imagens feitas durante as partidas, no calor da torcida. Sem roteiros pré-definidos, a ideia é capturar a atmosfera dos jogos, enquanto eles acontecem.

“Não se trata de um war room. Nós acreditamos que essa é a forma ideal de se fazer marketing, pensando no futuro e criando uma estrutura permanente, um novo jeito de se conectar com o consumidor”, afirma Adriana Knackfuss, diretora de Real Time Marketing da Coca-Cola.

Uma das ações é a Cobertura Power, da marca de isotônico da Coca-Cola Brasil, Powerade. A equipe realiza o acompanhamento e produção de informações exclusivas em tempo real sobre o campeonato nas redes sociais.

Para isso, a Powerade reuniu um grupo de especialistas em futebol como o escritor Marcelo Duarte, o fisiatra Gustavo Magliocca, o psicólogo do esporte Raphael Zaremba, o nutrólogo Carlos Werutsky e o ilustrador Gerson Mora, além de uma equipe de analistas de dados.

O projeto para a Copa do Mundo é comandado pela equipe de Real Time Marketing da Coca-Cola com a participação das agências JWT, Mutato, KOLAB, Movimento, DP6, e-Life e Talk.