O Grupo Simões é fabricante da Coca-Cola e distribuidor dos produtos da Heineken na Região Norte. Foto: Divulgação.

O Grupo Simões, fabricante da Coca-Cola e distribuidor dos produtos da Heineken Brasil na Região Norte, aposta no conceito de indústria 4.0 para melhorar a performance das suas cinco linhas de produção, que entregam em média 87 mil garrafas por hora.

Para o projeto, o Grupo Simões selecionou dois parceiros tecnológicos: a francesa Schneider Electric Software para implantação do MES (Manufacturing Execution Systems), solução de conexão e automação industrial; e a brasileira Triad Systems, para a integração do MES com o Sistema de Informações do Grupo Simões (SIGS), o Enterprise Resource Planning (ERP). 

Alessandra Sanchez Fragoso, gerente de engenharia e produtividade do Grupo Simões, esclarece que o projeto terá três fases: a primeira será de medição das linhas de produção, a segunda será de detecção automática de perdas no processo e a última será para apontamento automático da produção. 

“Hoje estamos implantando a primeira fase em Manaus e até o final de 2018 teremos implantado em Belém e Porto Velho também”, relata

A primeira fase do projeto prevê o monitoramento online dos indicadores de desempenho e manutenção das linhas de envase, com base na coleta automática de informações, minimizando a necessidade de apontamento manual e integrando o chão de fábrica com o ERP.

“Trabalhamos com linhas contínuas de produção em alta velocidade e precisamos entender as oscilações que ocorrem durante o processo. Para isso estamos instalando sensores com temporizadores que farão as medições da performance dos equipamentos e mostrarão, em tempo real, todas as variações do processo de produção”, explica Alessandra.  

De acordo com Tiago Masetti, líder técnico da Schneider Electric Software, o sistema MES realizará o monitoramento de produção em tempo real, pois trabalha relacionando diversas atividades do setor fabril, como controle de ordens de produção, classificação de paradas, variação do processo, medição da performance dos equipamentos, entre outros.  

Segundo Elcione Pinheiro, Gerente de Projeto da Triad Systems Manaus o projeto irá impulsionar a digitalização de todas as linhas de produção do Grupo Simões, fornecendo eficiência operacional de ponta a ponta. 

"Após esse processo de automação industrial o Grupo Simões estará apto a aplicar soluções disruptivas utilizando tecnologias como BI (Business Intelligence), Machine Learning, Big Data e Analytics", destaca Pinheiro.

Com sede em Manaus, o grupo é fabricante e distribuidor de Coca-Cola e distribuidor dos produtos Heineken Brasil, além de possuir uma marca própria de água mineral, a Belágua. 

O Grupo Simões conta com três fábricas de bebidas espalhadas nos estados da Região Norte, exceto Tocantins. O Grupo atua, ainda, no segmento de veículos, com duas concessionárias na capital amazonense, e no segmento de Gás Carbônico, com fábricas em Manaus, Belém e Porto Velho.

Fundada em 1992, a Triad Systems é uma empresa brasileira de TI, integradora e fábrica de software, que provê soluções que têm como objetivo conectar negócios à  tecnologia. 

Com sede em São Paulo e filiais no Rio de Janeiro e em Manaus, a empresa também é fundadora e mantenedora do iTriad - Instituto Triad de Pesquisa e Desenvolvimento, sediado em Manaus e voltado para áreas de Manufatura 4.0 e Automação, IoT, Realidades Virtual e Aumentada e Desenvolvimento de Aplicativos.