A Flores Online entrega cerca de 25 mil pedidos mensalmente. Foto: flickr/allypark.

A Flores Online, e-commerce de flores e presentes no Brasil, adotou o OfficeTrack como seu sistema de geolocalização e gestão de recursos de campo. O negócio foi fechado através da 3CON, consultoria que revende e implementa as soluções da israelense OfficeCore no Brasil. 

A ferramenta foi provada já no último Dia das Mães, ao ajudar na entrega de presentes e arranjos. 

“Os clientes já sentiram a diferença, especialmente na transparência, mas a grande virada foi mesmo na logística em campo”, comemora Stéfano Rocha Bento, coordenador de Logística da Flores Online. 

Presente em mais de 700 cidades brasileiras e com um faturamento que ultrapassa a casa dos R$ 40 milhões, a Flores Online entrega cerca de 25 mil pedidos mensalmente, especialmente em datas comemorativos. 

“Precisávamos de uma ferramenta que nos permitisse monitorar todos os colaboradores responsáveis pelas entregas e, ao mesmo tempo, passar todas as informações ao cliente para que pudesse acompanhar o status do pedido”, explica Bento. 

Bento explica que um dos diferenciais da empresa é produzir os arranjos e kits no mesmo dia em que eles saem para a entrega. Na grande São Paulo, por exemplo, os pedidos chegam para os clientes em poucas horas.

“Mesmo que o cliente faça sua encomenda 10 dias antes, para que a Flores Online proporcione uma experiência de compra perfeita e garanta a qualidade de alto nível dos produtos é indiscutivelmente necessário que as flores sejam preparadas somente no dia da entrega”, explica. 

Assim, o gerenciamento com o OfficeTrack faz diferente no momento da retirada das entregas no centro de distribuirão da empresa pelos motoristas até sua chegada ao destino final.  

Segundo Rocha, antes da implantação do OfficeTrack todo o contato com os motoristas era feito através de ferramentas obsoletas como ligações, via rádio, mensagens instantâneas, etc.

“Hoje, todo o contato com os motoristas é realizado em tempo real, através do monitoramento do OfficeTrack via GPS e pelas atividades que eles dão baixa pelo aplicativo através do smartphone”, relata. 

Desde 2013, a Flores Online faz entregas no mesmo dia para mais de 600 cidades em todo o Brasil. Outras localidades recebem as encomendas em até dois dias úteis. Em 2012, recebeu investimento da 1-800-FLOWERS.COM, maior grupo de comércio eletrônico de flores dos Estados Unidos, e do fundo brasileiro de private equity BR Opportunities.

Fundada há 22 anos, a 3CON é uma consultoria de TI que conta com mais de 800 colaboradores.