Rede social brasileira traz experiência de segunda tela ao país. Foto: divulgação.

Uma startup nacional está lançando o TV Square, uma rede social focada na experiência de segunda tela, ou seja, o hábito de usar computadores, tablets e smartphones enquanto se assiste à televisão.

Criada pela executiva Mariana Leis, que já trabalhou na MTV e conduz projetos na área tecnológica, o TV Square permite que o usuário acompanhe, em tempo real, tudo o que se comenta no Facebook e no Twitter sobre um programa que está em exibição.

Além disso, quem nem em apps como o FourSquare, será possível fazer check-in, ganhar badges e até se tornar o “Prefeito” do programa assistido.

A página também conta com o ranking das atrações mais assistidas, wordcloud dos temas mais comentados, informações sobre a grade de cada emissora e notícias sobre personalidades da TV.

A inspiração veio de serviços americanos de Social TV como o GetGlue, que possui mais de 3 milhões de usuários, e blogs sobre séries como Lost e Gossip Girl.

No Brasil, num mercado de 47,8 milhões de pessoas que estão simultaneamente na TV e na Internet, a aposta do TV Square é que, em um ano, pelo menos 1 milhão de usuários já estejam cadastrados e utilizando o site.

“A ideia é que você possa descobrir e acompanhar os assuntos mais comentados pelos seus amigos e também por quem você não conhece”, explica Mariana.

A versão beta do TV Square entrou no ar em janeiro de 2013, incluindo todos os canais da TV aberta e os mais assistidos da TV a cabo.

Para Mariana, a tendência é que serviços como o de TV Square, voltados para a experiência de Segunda Tela, sejam usados não só por consumidores, mas também pelos próprios canais de televisão e por anunciantes.

“Nos Estados Unidos, onde o mercado é mais consolidado, os produtores e anunciantes já entendem que esse novo comportamento faz parte da evolução da TV”, comenta.

TV BOMBANDO

Entre os assuntos mais buscados na internet em 2012, o BBB12 e a novela Avenida Brasil são destaques mundiais entre “Programas de TV”, passando na frente de séries e reality shows norte-americanos.

O dado vem do próprio Google, no seu relatório anual de tendências de pesquisa. No Brasil, os dois termos são destaque nas pesquisas nacionais, independente do tema.

Pesquisas revelam que cada vez mais brasileiros navegam na web enquanto assistem TV: são 43%, segundo o Ibope, dos quais 59% declararam fazer isso todos os dias.

A mesma pesquisa mostra que 70%  buscam na rede informações sobre o que foi exibido na TV e ainda 80% ligam a TV ou trocam de canal por causa de uma mensagem recebida via web.