Processamento de obrigações fiscais é um tema complexo no IRB. Foto: Pexels.

O Instituto de Resseguros do Brasil (IRB-Brasil), maior empresa de resseguros do Brasil, trocou a consultoria SAP à frente do seu projeto de implementação do TDF, um software de processamento de obrigações tributárias da multinacional alemã que roda no banco de dados em memória Hana.

A nova responsável pela iniciativa é a Engineering, que divulgou uma nota informando ter entrado em ação para “dar continuidade à implementação”. A empresa não chega a dizer quem foi que perdeu o contrato, o que seria informativo, mas talvez indiscreto.

De qualquer forma, a consultoria agora terá o desafio de implementar o TDF integrado à sua própria solução fiscal, o DP-FISC 4.0.

É um projeto complexo, que envolve a integração do TDF com os módulos específicos do setor de seguros e resseguros, junto ainda com o DP-FISC 4.0, que é focado em automatizações de obrigatoriedades complementares, como o PIS/ Cofins. 

Ao todo, o sistema deve controlar apurações de IRPJ/CSLL e PIS/Cofins, bem como de SPED ECF, ECD e Contribuições, Escrituração Contábil Fiscal e Contábil. 

“A implantação do TDF e do DP-FISC 4.0 pela Engineering aumentarão, consideravelmente, a nossa eficiência operacional na geração informações fiscais”, finaliza Eder Trindade, gerente de Aplicações para o Negócio do IRB Brasil RE.

O TDF foi lançado exclusivamente para o mercado brasileiro em 2014.

O produto, desenvolvido no SAP Labs, centro de desenvolvimento da multinacional em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, usa o solução de processamento de dados em memória Hana para fazer análises de documentação tributária.

Essa abordagem atende a necessidade dos maiores clientes da empresa de eliminar gargalos no processamento das suas obrigações tributárias. 

O IRB Brasil é um cliente típico para o TDF: está entre os dez maiores resseguradores do mundo em valor de mercado e registrou lucro líquido de R$ 1,2 bilhão em 2018. 

Com mais de 150 empresas atendidas no Brasil, a Engineering é uma multinacional italiana com presença no país desde 2008. 

A empresa tem mais de 600 funcionários nos escritórios de Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Santo André e Vitória, além de uma filial em Buenos Aires.