Carlos Beato.

Carlos Beato, ex-VP regional para América Latina da PTC, acaba de assumir o cargo de VP para Américas da Sigfox, multinacional francesa especializada em redes de comunicação máquina a máquina (M2M, na sigla em inglês).

A Sigfox é uma dos principais players quando o assunto é conectividade para projetos de Internet das Coisas, com presença em 60 países, incluindo o Brasil.

A nova posição de Beato engloba a América Latina e também Estados Unidos e Canadá. O executivo seguirá residindo na Flórida, onde está desde 2011.

Beato estava na PTC há três anos e é um executivo experiente no universo de softwares para engenharia e manufatura, tendo trabalhado em quase todos os grandes fornecedores de software de CAD e PLM.

O profissional foi diretor de desenvolvimento de canal para a Americas da Siemens PLM até 2015. 

Antes de entrar na Siemens, em 2011, foi diretor de vendas de canal para América do Norte da Autodesk e diretor de vendas para América Latina para a SolidWorks.

Na SolidWorks, Beato fez as operações da companhia decolarem na América Latina, abrindo subsidiárias no Brasil, México e Argentina. 

No período, o executivo agregou ao canal da empresa a gaúcha SKA, então uma parceira da Autodesk e desde então o maior parceiro da SolidWorks no país.

Todas essas empresas tem feito movimentações para se posicionar no mundo da Indústria 4.0, no qual IoT é um dos pontos chaves. 

O desafio de Beato agora é diferente, no entanto.

"O mercado potencial da Sigfox é muito mais amplo, envolvendo logística, utilities, indústria, agricultura e wearables. Nossa missão é dar voz aos objetos", resume Beato.