Navegação indoor está chegando em shopping em SP. Foto: divulgação.

Um shopping paulista está preparando o lançamento de um novo sistema para acompanhar seus clientes: um aplicativo móvel para Android e iOS com a função de navegação indoor.

Com o app, desenvolvido pela brasileira MapMkt com tecnologia da francesa Pole Star, os visitantes poderão acompanhar em um mapa no aplicativo, a sua posição no shopping e traçar rotas para visitar as lojas desejadas, ou até mesmo para encontrar a posição do carro no estacionamento.

Segundo reporta o Mobile Time, a novidade está em testes no shopping, cujo nome não foi revelado. O lançamento do app está previsto para as próximas semanas.

O app, que usa uma solução de georeferenciamento diferenciada para compensar a perda de sinal de satélite - a usada pelo GPS - é capaz de detalhar melhor a posição de pessoas em prédios fechados.

A localização indoor agrega informações da triangulação de pontos de Wi-Fi, sinais Bluetooth de baixa energia e os próprios sensores dos smartphones, como o acelerômetro, giroscópio e bússola.

Para Paulo Hartmann, sócio-diretor da MapMkt, a navegação indoor se apresenta como um diferencial para os shopping centers no futuro, otimizando o trânsito de visitantes e resolvendo problemas em épocas em que os shoppings ficam lotados.

A mesma tecnologia da Pole Star é adotada hoje em alguns shoppings e lojas de departamentos franceses, como a Printemps, e foi usada recentemente no Paris Air Show, uma das maiores feiras de aviação da Europa.

O potencial da geolocalização indoor também está na mira de gigantes como a Microsoft e Google, que também tem projetos piloto usando a tecnologia em terminais de aeroportos e shopping centers nos Estados Unidos.

No caso da Microsoft, o recurso foi agregado ao serviço Bing Maps, e em Porto Alegre o Rua da Praia Shopping já entrou na iniciativa, mostrando a localização de suas lojas pelo mapa online.