Jorge Weiss, CEO da Tridmen.

O projeto “Loja Virtual de Serviços: como adotar SOA e Mobilidade para entregar valor ao negócio” desenvolvido na AES Sul pela catarinense Tridmen, ganhou o primeiro lugar no Impact Awards 2012, entregue durante a 15ª Conferência Anual da ASUG.  

A meta principal do projeto foi desenvolvimento e implementação de um portal de serviços web para os clientes da AES Sul.

No case da AES, os serviços foram desenvolvidos usando  WebServices SOA no SAP NetWeaver Composite Environment,  layout do portal no SAP NetWeaver Portal e telas da aplicação em WebDynpro.

O projeto resolve as necessidades do processo de atendimento ao cliente, billing e operação através da integração proporcionada pelo SAP Netweaver, substituindo o site antigo que requeria preenchimento de formulários e ações de backoffice.

“O principal desafio tecnológico era garantir a integração entre os diferentes sistemas da AES Sul, através de uma camada tecnológica que aplique regras de negócio evitando redundância”, avalia Jorge Weiss, CEO da Tridmen.

De acordo com Maria de Fátima Rodrigues dos Santos, gerente deste projeto na AES Sul,  entre os benefícios gerados estão, a evolução do processo de atendimento ao cliente, apresentando um novo canal de atendimento, aumento da utilização da web pelos clientes e consequentemente a redução de atendimento back office.

“A inspiração no conceito Internet Banking, segundo desejo da área de negócios, direcionou os esforços na construção de uma plataforma tecnológica capaz de sustentar todos os desafios atuais e futuros que o processo de atendimento ao cliente requer”, detalha Maria.

A AES Sul atua na distribuição de energia elétrica em 118 municípios do estado do Rio Grande do Sul desde 1997.

Fundada em 2008, a Tridmen é especializada em aplicativos empresariais para celular integrados a sistemas de gestão da SAP.

A empresa tem entre seus sócios empresários da Teclógica, empresa de Blumenau especializada em BPM, SOA e projetos de mobilidade.

Em segundo lugar no Impact Awards ficou o case "Fashion Retail: utilizando a tecnologia a serviço da moda" realizado na Lojas Marisa pelo Grupo Assa e em terceiro "Sistema de Gestão Florestal na Plataforma SAP" executado pela Inflor na Cenibra.