O Senai lançou um serviço que avalia a maturidade das empresas com relação à Indústria 4.0. Foto: Divulgação.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lançou um serviço que avalia a maturidade das empresas com relação à Indústria 4.0. 

Com o Senai 4.0, a organização disponibiliza gratuitamente questionários para avaliação de produção, tecnologia e gestão. A média pode ficar entre um e cinco pontos. 

Os dois primeiros pontos apontam caminhos em preparação para a Indústria 4.0. Já o três, o quatro e o cinco demonstram que já há o uso de tecnologias em diferentes níveis de maturidade. 

A partir do resultado dos questionários, o Senai disponibiliza gratuitamente a visita de um consultor à empresa para apresentar o diagnóstico e a trajetória a seguir. 

“A indústria 4.0 é um caminho sem volta. O Senai se prepara para apoiar as empresas nesta direção. É uma oportunidade para a indústria se tornar mais ágil, mais enxuta e mais produtiva”, esclarece Carlos Trein, diretor-regional do Senai-RS.

O portal Senai 4.0 também disponibiliza gratuitamente o curso EAD "Desvendando a Indústria 4.0", que oferece uma introdução ao tema e a obtenção da base conceitual das tecnologias que suportam este movimento.