CONTRATADO

Mariath, ex-IBM, assume cloud na Capgemini

17/06/2021 05:21

Profissional estava na IBM há 12 anos, atuando na área de computação em nuvem.

Vitor Mariath.

Tamanho da fonte: -A+A

Vitor Mariath, ex-líder técnico de nuvem para América Latina da IBM, acaba de assumir o cargo de diretor de Cloud e Data Services da Capgemini no país.

Mariath estava há 12 anos na IBM, onde ingressou em 2008. Antes, ele foi analista de suporte na transportadora TNT Mercúrio, e na Service IT Solutions, uma grande parceira gaúcha da IBM.

Cloud é uma das sete prioridades da Capgemini (e de todo mundo no mercado de TI, para dizer a verdade) e Mariath vai comandar o time de cloud dentro da unidade de negócios de CIS (Cloud & Infrastructure Services). 

O principal foco será na oferta e entrega de soluções avançadas de migração para nuvem, arquitetura de Clouds pública, privada e híbrida, além de ofertas "as a Service" para os clientes.

“Estou confiante de que, com as soluções de Cloud da Capgemini, líderes na indústria, seremos capazes de auxiliar os clientes a alcançarem seus resultados de negócios”, aponta Vitor Mariath.

Mariath é bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Feevale, sediada em Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre e tem experiência em projetos de transformação de datacenter, resiliência e blockchain.

DISCÍPULOS DA BIG BLUE

O novo diretor é a segunda contratação de calibre da Capgemini vinda da IBM nos últimos tempos.

Em fevereiro, a gigante francesa trouxe Silvio Dantas para ser diretor do Applied Innovation Exchange (AIE), seu ecossistema de inovação, no Brasil.

Na IBM, Datas atuou nos últimos dois anos como head de transformação digital e estratégia do IBM Garage, em sua segunda passagem pela big blue. A primeira foi entre 2011 e 2017.

No intervalo de tempo, o executivo passou pela Wipro e pela Volkswagen do Brasil. Ao longo de seus 25 anos de carreira, também trabalhou na EDS/HP e na Softbase Informática e Sistemas.

Com 50 anos de história, a Capgemini é uma empresa que atua no mercado B2B e conta com 270 mil profissionais em quase 50 países. Em 2020, o grupo reportou uma receita global de €16 bilhões.

A companhia está há 10 anos no Brasil, com sede em Barueri, São Paulo.

NOVA GERAÇÃO

A força do assunto nuvem parece estar abrindo espaço no topo das organizações para uma nova leva de profissionais, no mercado desde o começo dos anos 2000, background no assunto e, pelo menos em dois casos recentes, um penteado com topete, o que também parece ser uma tendência.

Na semana passada, por exemplo, a Logicalis contratou Alexandre Theodoro, ex-diretor de cloud da Everis, para liderar a divisão de negócios da empresa focada no tema.

Veja também

COMANDO
Quest tem novo country manager no Brasil

Com mais de 30 anos de carreira, Vladimir Brandão já passou por empresas como IBM e Microsoft.

EXPERIÊNCIA
Ex-Microsoft é a nova CXO da FC Nuvem

Ivone Ivassaki é a primeira mulher a ocupar um cargo C-Level no Grupo FCamara.

ECOSSISTEMA
Ex-IBM assume hub de inovação da Capgemini

Silvio Dantas será diretor do Applied Innovation Exchange brasileiro, lançado em 2020.

DISTRIBUIÇÃO
Carla Santos é diretora de cloud da Ingram Brasil

Posição é importante: diretor anterior é hoje presidente da gigante no país.

LAR
Portal de Documentos migra solução para AWS

Projeto foi entregue pela GFT, que vem crescendo rápido no Brasil.

VENDA À VISTA?
Telefônica negocia compra da Tivit

Negociações estariam avançadas e o valor da transação pode chegar a R$ 3 bilhões.