Flamengo é um dos clientes da MultiClubes. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A SAP firmou uma parceria com o MultiClubes, empresa especializada em softwares de gestão para clubes e parques, para a venda de uma oferta conjunta, integrando soluções de ambas as companhias para o segmento em que a Multiclubes atua.

Pelo acordo, o SAP Business One, sistema de gestão da SAP para pequenas e médias empresas, e o MultiClubes, principal software da empresa paulista, passam a ter integração nativa entre si.  

Segundo destacaram as empresas, ao integrarem as duas soluções, os clientes contarão com uma infraestrutura capaz de administrar processos peculiares aos negócios de um clube, de acordo com melhores práticas de mercado e em acordo com a legislação local.

O SAP Business One será o sistema de gestão corporativa dos clientes, tendo as informações de receitas consolidadas, detalhamento das despesas, conciliação bancária, operação logística de cotações e compras, e plano contábil, atingindo diretamente as áreas de finanças, contabilidade, fiscal, compras e estoque.

Enquanto isso, o MultiClubes administrará funções peculiares das atividades de clubes e parques, como central de atendimento aos associados, controle de acesso de pedestre e veículo, gestão das cobranças e taxas, bilheteria e ingressos, cartão de consumo, vendas pela Internet, portal do sócio e serviço de autoatendimento.
 
"A integração entre esses dois sistemas de ponta deve gerar uma onda ainda maior de profissionalização no mercado de clubes e parques", avalia Sandra Vaz, vice-presidente de vendas para Ecossistema de parceiros e Canais da SAP América Latina.

Segundo Rodrigo Macedo, diretor comercial da MultiClubes, neste primeiro momento, a parceria envolverá somente a integração nativa do SAP Business One com o MultiClubes.

As soluções serão oferecidas ao mercado de forma independente, através dos canais comerciais e parceiros de cada uma das empresas. A proposta, porém, é que o acordo avance para uma parceria de OEM Original Equipment Manufacturer (OEM).

"À medida que avançarmos com essa parceria, há a intenção de nos tornarmos OEM com foco no mercado de entretenimento como um todo. Já há acordos em negociação para que possamos atingir esse estágio", revela Macedo.

Atualmente a Multiclubes tem cerca de 3 milhões de associados e day users por ano e 800 usuários acessando suas soluções por mês. Entre os seus clientes estão grandes nomes, como Flamengo, Fluminense, Jockey Club Brasileiro, Rio Water Planet, Hebraica de São Paulo, AABB de São Paulo e Aldeia das Águas Resort.

Com a parceria com a MultiClubes, a SAP intensifica ainda mais sua aposta no mercado de esportes e clubes. Em dezembro, a empresa alemã firmou com a Sociedade Esportiva Palmeiras a implantação do Business One para a gestão do clube paulista.

A concorrência se tornou mais acirrada a partir de 2014, com a Totvs divulgando parcerias com clubes como Internacional, Cruzeiro e Botafogo, que adotaram os ERPs da empresa nacional.

Pouco a pouco, a disputa dos ERPs começa a entrar no ramo esportivo. Esperemos os próximos capítulos desta novela.