J.K. Shin. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Samsung anunciou nesta segunda-feira, 17, que pretende lançar uma nova variação de seu smartphone Galaxy S4, com o dobro de processamento e transmissão de dados.

Segundo destaca a Reuters, um executivo da fabricante afirmou que o novo aparelho estará nas lojas sul-coreanas ainda em junho. O valor do aparelho turbinado não foi divulgado, embora já foi adiantado que será mais caro que o modelo tradicional.

De acordo com o chefe da divisão móvel da Samsung, J.K. Shin, o aparelho será o primeiro da companhia a adotar o LTE-Advanced, novo protocolo de 4G com velocidade três vezes maior que o tradicional. Os novos chips são da Qualcomm.

A nova investida da Samsung tem a missão de reacender o ritmo de vendas do S4, lançado em abril. Segundo analistas, o mercado de smartphone high-end está saturado - problema que também atinge o iPhone, da Apple - e deve cair 30% em vendas nos próximos meses.

Este não é a primeira variação do S4 que a Samsung lança. Há algumas semanas, a empresa anunciou uma versão do smartphone à prova d'água, contando inclusive com recursos para funcionar enquanto submerso.

Para a Samsung, as vendas do novo Galaxy vão bem, obrigado. Para a companhia, cujas vendas de celulares são a maior fonte de receita, não há preocupação com queda.

"As vendas do S4 estão fortes, vendendo mais do que o SIII. O novo telefone com LTE-Advanced será outra novidade que trará lucro para nosso segmento high-end", afirmou Shin.

Além disso, a nova tecnologia deste aparelho pode ser o primeiro passo da Samsung em um mercado inédito para eles: o de redes de telecomunicação.

Para analistas da Reuters, depois de conquistar o mercado de dispositivos, rivalizando com a Apple, os sulcoreanos agora querem entrar com força na competição com grandes como Ericsson, Huawei e Nokia Siemens.

"Esta liderança em tecnologia ditará o ritmo para a competição e nos ajudará a tornar um grande player no mercado de equipamentos de rede", revelou Shin.