Novo round na briga entre SAP e Totvs. Foto: ShutterStock.

A SAP conquistou uma pequena vitória contra a Totvs no mercado de ERP nacional, aumentando a sua fatia do market share junto a empresas de pequeno e médio porte.

Segundo aponta uma pesquisa sobre o mercado de TI feita pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), a empresa alemã subiu a sua participação no segmento de até 170 teclados, passando de 9% para 10%, enquanto a Totvs teve uma queda de 52% para 51%.

Para o restante do market share nesta faixa, nada se alterou, com a Oracle (9%) e Infor (4%) compondo a briga ao lado de outras empresas de ERP, que tem uma fatia de 27% do bolo total.

Já no segmento de empresas médias, de 170 a 700 teclados, a SAP também subiu, passando de 24% em 2013 para 25% em 2014, enquanto a Totvs caiu de 41% para 40%. Já a Oracle se manteve inalterada, com 17%, a Infor caiu de 5% para 4% e outras empresas de software subiram de 13% para 14%.

Já em meio às empresas maiores, com mais de 700 teclados, a SAP registrou queda, caindo de de 52% em 2013 para 51% em 2014. Entretanto, a Totvs não aproveitou esta queda para diminuir a diferença com a companhia alemã, estacionando em um market share de 20%.

A Oracle também se manteve inalterada nessa faixa, ficando com 21% do bolo. A surpresa ficou por conta da Infor, que registrou um crescimento na pesquisa, avançando um ponto percentual e levando 6% do market share entre as grandes.

Embora a variação da briga SAP X Totvs não pareça tão grande, vale ressaltar que essa é a primeira vez em anos que a Totvs tem uma retração em sua participação em empresas menores, um campinho em que a companhia brasileira sempre dominou.

Já a estratégia da SAP em aumentar sua participação com empresas de menor porte, com o impulso para soluções como o Business One parece finalmente estar dando resultados.

Além disso, a empresa alemã divulgou diversos contratos em que tomou antigos clientes da Totvs, migrando para a sua plataforma de ERP. Em 2013, o esforço já havia começado com nomes como Kepler Weber, Medabil e Tupy.

Em 2014 a investida continuou, com a empresa fechando contratos com outros clientes totvs, como Vonpar Alimentos, Atlas e Ceitec.