Bombaja em ação.

A IST Sistemas vai apoiar com licenças de software de CAD SolidWorks e consultoria dos seus profissionais a Bombaja, equipe da UFSM na Baja SAE Brasil.

O projeto Baja SAE é uma competição entre instituições de ensino superior de engenharia para estudantes de graduação – considerada a maior competição universitária do mundo – e visa simular uma situação real de desenvolvimento de um projeto de um veículo.

Participam das competições aproximadamente 1,2 mil estudantes, representando cerca de 70 equipes de várias universidades de todo o país.

A equipe Bombaja já foi campeã da Competição Baja SAE Brasil Regional Sul no ano de 2008, com o protótipo BJ-08 e 3º lugar na última competição Regional Sul, ocorrida em novembro de 2012 em Gravataí, com o protótipo BJ-12,  campeão do Enduro de Resistência.

Na competição nacional, a Bombaja obteve o 2º lugar, em 2011, na prova de conforto, em que o carro é pilotado por um juiz credenciado da SAE e 1º lugar, em 2012, na prova de tração com o protótipo BJ-09.

Para 2013, a equipe gaúcha projeta ficar entre as melhores colocadas na competição Regional Sul e Nacional com dois carros: os protótipos BJ-11 e o BJ-12.

Em fevereiro, a IST Sistemas anunciou uma fusão com a revenda SolidWorks gaúcha Max3D.

A nova empresa tem presença reforçada no Sul, onde da IST atuava até agora somente em Joinville, somando os escritórios da Max3D em São Leopoldo, Caxias e Curitiba aos já existentes antes em São Paulo, Americana, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Goiânia.

A meta declarada da IST, que tem uma base instalada de 2,8 mil assentos da solução de CAD, é tornar-se a maior revenda da SolidWorks na América Latina.