Biotreino que ser o Netflix do fitness. Foto: Shutterstock.

De olho no potencial do mercado nacional de fitness, a startup Biotreino quer se firmar no país como uma espécie de Netflix da prática de exercícios.

Lançada no início do ano, a plataforma fornece conteúdos em vídeo com aulas de personal trainers para a prática de exercícios em casa, contando com programas personalizados para os usuários.

O objetivo da Biotreino é trazer o serviço de atendimento de um personal trainer tradicional para o mundo online, com programas de treinos totalmente individualizados de acordo com a necessidade do cliente e em qualquer lugar.

"O nosso conceito dá ao aluno a liberdade de escolher onde e quando quer realizar o seu treinamento. A plataforma pode propiciar essa mistura de tecnologia com atendimento personalizado”, explica Victor Bachman, diretor executivo da Biotreino.

Após contratar o serviço pelo site, o cliente é direcionado para um questionário de avaliação onde irá detalhar seus hábitos e responder quais são seus objetivos, sua disponibilidade, locais que pretende realizar o treinamento (inclusive podendo enviar fotos do local) e restrições.

Esses dados chegam para um personal, que está localizado no escritório físico da empresa, que analisa e cria um planejamento. A partir disso, o aluno recebe um alerta por e-mail, acessa à plataforma e assiste aos vídeos para aprender a realizar os movimentos do exercícios.

Cada programa tem duração média de 1 mês e a mensalidade de R$ 69,90.

Para a Biotreino, o potencial do mercado fitness é grande. O país atualmente conta com mais de 30 mil academias e quase 8 milhões de alunos, o que rendeu um faturamento de cerca de R$ 6,5 milhões ao setor somente em 2014, de acordo com a Associação Brasileira de Academias (Acad).

Dados da International Health, Racquet e Sportsclub Association (IHRSA) ainda mostram que o país é o segundo maior do mundo nessa área, perdendo apenas para os Estados Unidos.

"O mercado brasileiro está se adaptando a essas mudanças no comportamento do consumidor, que está mais exigente, e aí que a Biotreino vem para preencher essa lacuna oferecendo serviço personalizado e online com preço muito mais acessível que o serviço tradicional”, finaliza Bachman.