Aurora está apostando em tecnologia. Foto: Alesc/Divulgação.

A Aurora, cooperativa que é uma das maiores produtoras de alimentos do país, começou a adotar voice picking nos seus centros de distribuição no país, com tecnologia da Honeywell implementada pela Seal.

Com o voice picking, os funcionários que fazem a separação dos produtos de acordo com os pedidos dos compradores recebem as orientações sobre a localização dos mesmos por meio de fones de ouvido, confirmando o recolhimento por microfone.

A abordagem é mais ágil do que a tradicional, pelo qual os chamados separadores recebem os pedidos nos seus coletores, com os quais escaneiam códigos de barras.

A tecnologia faz diferença. Em Arujá, centro de distribuição que atende São Paulo, são separadas 239 caixas por hora homem com o voice picking.

Em Campinas, que ainda usa coletores de dados, são separadas 206 caixas por hora homem. 

Em julho do ano passado, a Aurora inaugurou o Centro de Distribuição de Arujá, o maior dentre os 23 CDs espalhados no país, e o responsável pelo abastecimento de São Paulo e região. 

Antes de Arujá, que é o maior e o mais recente centro da empresa no país, foi feito um teste em Santo Agostinho, em Recife, no qual a empresa conseguiu diminuir de 15 para 10 o número de separadores com a adoção da tecnologia.

Fora isso, redução nos gastos com quebras e trocas de equipamentos, acompanhamento mais distante do líder da equipe e treinamento simples e rápido são outras vantagens que a adoção do voice picking trouxe para a realidade da Aurora. 

“Nos centro de distribuição que usam coletores, nós precisamos de aproximadamente uma semana para capacitar nossos funcionários a manusearem e concluírem as atividades de maneira adequada. Com a voz, em apenas 3 horas conseguimos finalizar a explicação e iniciar o uso”, explica Vanduir Borscheid, gerente de centro de distribuição da Aurora Alimentos.

Outra parte importante na atividade logística da Aurora e que tem participação no êxito da solução de voz é a integração com o WMS, sistema de gerenciamento de armazém em português, usado na empresa, da multinacional inglesa Reply.

O WMS é o software que detém todas as informações em tempo real sobre o estoque dos centros de distribuições, datas de validade, rastreabilidade dos produtos, características específicas de cada item, dentre outras. É o coração de todo o processo logística de uma empresa.

A Aurora Alimentos é uma cooperativa formada por 11 filiais, com matriz em Chapecó, em Santa Catarina. A empresa, que trabalha com mais de 700 produtos, que vão de suínos e aves aos lácteos, espera crescer 20% em 2020 e assim alcançar um faturamento de R$12 bilhões.