A Uninter é a segunda maior instituição de ensino superior à distância do país. Foto: Divulgação.

A Uninter, segunda maior instituição de ensino superior à distância do país, fez uma renovação da sua infraestrutura de TI com apoio da Guaíba, um canal HPE sediado em Curitiba.

Foram adquiridos nove servidores Proliant DL380 Gen9, mais um sistema de backup em disco StoreOnce 4900, outro de armazenagem em fita StoreEver MSL6480 e um storage StoreServ 8400, entre outros equipamentos, além de um software de backup.

O upgrade visa manter o desempenho dos sistemas de EAD, nos quais a Uninter tem 150 mil dos seus 170 mil alunos, atendidos por meio de mais de 470 polos presenciais no país. 

Em alunos à distância, o centro universitário curitibano só perde para a Kroton.

O ensino a distância já totaliza 17,4% de matrículas da educação superior de todo o país, contabilizando quase 1,4 milhão de alunos, de acordo com dados do governo federal.

“Nossos alunos que estudam a distância utilizam vídeoaulas no processo de aprendizado, o que gera grande demanda de armazenamento. Além disso, as produções de novas aulas e rotas de aprendizagem são constantes”, explica Maurício Bianchi, gerente de TI da Uninter. 

Além disso, a área de TI sentiu a necessidade de atualizar suas tecnologias, melhorar o desempenho para migração do ERP Dynamics AX 2009 para a versão AX 2012.

“Com as novas aquisições, conseguimos preservar o investimento anterior podendo consolidar o ambiente legado. Ganhamos em integração dos sistemas de armazenamento, processamento, redes e software”, complementa Bianchi.

A Uninter tinha uma previsão de faturamento de R$ 500 milhões no ano passado, segundo o Valor Econômico.

A Guaíba tem 25 anos de atuação e é um dos maiores parceiros da HPE no país. Além disso, trabalha também com produtos Aruba, Microsoft, Redhat, Veeam e VMware, entre outros.