Programa de internacionalização e competitividade ocorre em março e maio. Foto: flickr.com/photos/kretyen.

A Softex promove em São Paulo o Inter-Com TI, programa de internacionalização e competitividade nos meses de março e maio. A iniciativa deseja transformar as companhias nacionais do setor em competidores globais. 

“O projeto traz uma grande oportunidade para as empresas se capacitarem no processo de internacionalização, que tem sido um segmento estratégico da economia brasileira”, afirma Maurício Borges, presidente da Apex-Brasil.

O evento inclui palestras de especialistas ligados à Fundação Dom Cabral (FDC) e depoimentos de representantes de empresas de TI que operam fora do país. 

Nos dias 26, 27 e 28 de março e 15 e 16 de maio, os participantes irão refletir sobre estratégias específicas para a sua organização, simular situações reais do ambiente de negócios internacionais por meio de jogos e compreender as ferramentas de apoio oferecidas pela Softex e pela Apex-Brasil.

“Queremos preparar as empresas a atuarem de forma mais competitiva no exterior não apenas aumentando as exportações e estimulando a presença física, como também tornando as companhias globais, prontas para competirem dentro do mercado brasileiro”, explica Gláucia Chiliatto, gerente internacional da Softex.

A atividade é custeada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com o apoio da Apex-Brasil, que desenvolveu o modelo com a FDC.

Os interessados devem preencher o questionário até o dia 21 de fevereiro. Outras informações pelo telefone (19) 3731-7053.

Em 2013, a receita líquida da indústria de software e serviços de TI proveniente de exportações, segundo a Softex, foi de US$ 2 bilhões.