São dez portais de autoatendimento. Foto: Divulgação.

A Digicon desenvolveu o Portal do Usuário do Bilhete de Transporte integrado ao sistema de bilhetagem eletrônica urbano de São Vicente, em São Paulo. A tecnologia disponibiliza serviços para recarga de créditos eletrônicos, solicitações de novos cartões e emissão da segunda via. 

Da mesma forma, o usuário pode consultar o saldo de seu cartão e conferir a validade dos benefícios sem precisar ir a um posto. 

Para isso, foram implantados dez novos terminais de autoatendimento no modelo DG 830. Os equipamentos são os mesmos utilizados no sistema de Bilhete Único de São Paulo.

A plataforma foi contratada pela Cooperlotação, que opera 350 veículos na cidade e reúne sete associações responsáveis pelo transporte público. 

O portal deseja proporcionar mais agilidade e segurança aos passageiros. 

“Para o usuário, reduz a circulação de dinheiro no ônibus e possibilita o benefício da viagem integração com outros meios de transporte. Para empresas de transporte e gestores públicos, proporciona o fornecimento de dados e relatórios, permitindo melhor controle do processo”, explica gerente de produto da Digicon, Hélgio Trindade Filho.

A divisão de Mobilidade Urbana da Digicon fornece sistemas inteligentes para bilhetagem eletrônica, para estacionamentos urbanos com parquímetros e para o controle de tráfego. O segmento representa 40% no faturamento total da empresa, que estimou uma receita de R$ 60 milhões para 2013.

O sistema de bilhetagem eletrônica está em uso em São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Chapecó, Embu Guaçu e Grande Recife.