O projeto de wi-fi já foi implantado em 85% das unidades da Unigranrio. Foto: Divulgação.

A Ruckus Wireless é a responsável pelo fornecimento de wi-fi para a universidade carioca Unigranrio. A instituição contou com a tecnologia Ruckus Wireless no projeto de melhoria do sinal wi-fi e gerenciamento centralizado.

Foram implementados 100 pontos de acesso Ruckus ZoneFlex de banda dupla (5 GHz/2,4 GHz) mais um controlador Ruckus ZoneDirector 3000 para fornecer internet sem fio aos alunos, professores e administradores das unidades Unigranrio. 

"O projeto já foi implantado em 85% das unidades. Hoje, aproximadamente 5 mil alunos acessam a internet através do wi-fi nas dependências da Unigranrio”, declara o diretor de Tecnologia da Informação da Unigranrio, Marcelo Viana.

A Unigranrio conta com 13 unidades no Rio de Janeiro.

Entre os problemas enfrentados pela universidade antes do projeto estavam a intermitência do sinai, a baixa qualidade do acesso internet e nenhum controle ou gerenciamento dos recursos pela área de TI. 

“Antes de iniciarmos o projeto, tínhamos muita reclamação dos alunos e professores sobre travamento do acesso e, principalmente, falta de sinal nas dependências da instituição”, explica Viana. 

As soluções da Ruckus Wireless foram escolhidas em função de sua escalabilidade, alta qualidade do sinal e confiabilidade da solução técnica. O AP utilizado na Unigranrio, Ruckus ZoneFlex, combina tecnologia patenteada de antena adaptável e redução de interferência automática para fornecer desempenho consistente e previsível em maior alcance.