O Dnit não tem mais dinheiro para repassar para obras de manutenção nos túneis da BR-101. Foto: Pixabay.

Os dois túneis da BR-101 localizados no Rio Grande do Sul podem fechar por falta de recursos para serviços de manutenção.

De acordo com uma matéria da GaúchaZH, hoje só há verba para manter os túneis abertos até novembro, desde que não seja necessário realizar obras emergenciais nas estradas da União no Estado.

Caso as duas travessias localizadas em Maquiné sejam fechadas ao tráfego de veículos em dezembro, a alternativa para os motoristas será voltar a usar o traçado antigo da rodovia, o que aumenta o deslocamento em mais 11 quilômetros. 

A matéria relata que desde o começo do mês, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não tem mais dinheiro para repassar para obras de manutenção. A expectativa da autarquia é conseguir junto ao governo federal mais R$ 100 milhões para serem investidos até o fim do ano.

No entanto, o Ministério do Planejamento não está avaliando liberar mais recursos para investimento nas rodovias federais gaúchas. O Dnit ainda pode receber um valor de R$ 1,6 milhão referente ao montante previsto para 2017 que ainda não foi repassado.