Fabio Serpa.
A Unimed Maringá, divisão da Unimed responsável por treze cidades na região noroeste do Paraná, investiu na renovação de seus sistemas de TI, trocando sua plataforma de gestão (ERP), assim como sua solução de RH e de banco de dados.
O projeto, chamado AGIU (Ambiente de Gestão Integrada Unimed), que teve início no ano passado, envolveu inicialmente a consolidação de 28 subsistemas da empresa em apenas três softwares: o ERP Tasy, da Philips, o sistema de RH da Senior e BI da Qlikview.
Entretanto, o que iniciou a partir de um projeto de software se transformou em uma renovação do parque de hardware da empresa, que adquiriu equipamentos Oracle Exadata para suportar a nova operação tecnológica. O projeto de migração foi realizado com a catarinense Teiko.
A implementação do Exadata foi feita em maio e junho deste ano, com um servidor com 25TB de disco para suportar os sistemas Senior, implementado pela paranaense JS Maringá, e Tasy, projeto conduzido em parceria direta com a Philips.
O QlikView, implementando em parceria com a Federação Unimed Paraná, roda em um ambiente separado dos outros dois sistemas.
Segundo a cooperativa de saúde, o investimento total, incluindo softwares e equipamentos, foi da ordem de R$ 5 milhões, divididos em quatro distintas fases de implementação.
Com isso, a empresa espera verticalizar a gestão e o atendimento nos 5 hospitais, 288 consultórios e sete laboratórios que compõem a rede credenciada da companhia.
A primeira fase envolveu a implantação do RH da Senior, em um projeto iniciado em maio de 2014 e finalizado rapidamente, conforma explicou o gerente de TI da Unimed Maringá, Fabio Serpa.