Santa Casa de São Carlos vai de IBM. Foto: divulgação.

A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, hospital que atende a região do município paulista, com uma população estimada em 390 mil habitantes, implementou com a IBM uma nova infraestrutura de TI para modernizar seus sistemas.

O projeto envolveu a aquisição de uma estrutura Flex System utilizando tecnologia Power e x86, modulo de gerenciamento FSM, Storage V7000, Tivoli, e Service Pac.

De valor não divulgado, o projeto contou com o leasing financeiro do Banco IBM em 36 vezes, com financiamento incluindo a parte de hardware e serviços em um único contrato.

Com a nova configuração, o plano da institução é tornar a organização mais preparada para adoção de um modelo de cloud computing em um futuro próximo e com isso agilizando o atendimento ao público.

Segundo destaca a Santa Casa em nota, este era um antigo desejo da instituição, que vê a computação em nuvem como um modelo de adoção de tecnologia flexível e capaz de acompanhar a evolução do serviço prestado ao público.     
 
"Em função do crescimento do hospital nos últimos anos, a necessidade de reorganizar a infraestrutura se tornou peça-chave para melhorar a gestão da área administrativa de uma forma geral, em processos como o controle de medicamentos, despesas, armazenamento de exames, gestão de RH, entre outros", destacou a instituição.

Ao trocar os antigos equipamentos e centralizar o gerenciamento dos ambientes, a expectativa é que essas áreas obtenham maior flexibilidade e segurança no atendimento as suas demandas, assim como maior eficiência ao gerenciar o novo datacenter de maneira simplificada.      
 
Conforme explica o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, a expectativa é que em pouco tempo a instituição possa oferecer infraestrutura como serviço (IaaS) para áreas do hospital como maternidade, farmácia e RH.

“A remodelação irá refletir diretamente no serviço que a Santa Casa presta à população de São Carlos e cidades vizinhas, pois com a hospedagem de informações e exames na nuvem, conseguiremos um melhor acompanhamento desde o cadastro dos pacientes até os tratamentos e medicações”, afirma Morillas Júnior.
 
Fundado em 1891, o hospital atende a uma região composta por Ibaté, Ribeirão Bonito, Dourado, Descalvado, Porto Ferreira, além de São Carlos.