SEGURANÇA PÚBLICA

Rio lança app para serviço 190

16/09/2016 15:32

O Emergência RJ oferece atendimento para denúncias de atividades suspeitas, ocorrências ou pedidos de socorro. 

Alertas do app vão para o Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro. Foto: Marcelo Horn.

Tamanho da fonte: -A+A

A Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro. em parceria com a startup Nearbee, lançou nesta semana o aplicativo Emergência RJ, que oferece atendimento instantâneo em serviços como denúncias de atividades suspeitas, ocorrências ou pedidos de socorro. 

O projeto-piloto amplia o atendimento ao serviço 190, atendendo a 12 milhões de moradores da Região Metropolitana do Rio.

O Emergência RJ funciona como aplicativo oficial de segurança do estado e disponibiliza uma equipe dentro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O time é responsável por receber os chamados digitais de forma bilíngue (português e inglês) e efetivar as denúncias, envolvendo o serviço 190 (polícia militar).

“A tecnologia vem nos permitindo aprimorar o atendimento ao público, oferecendo novos canais e ferramentas de contato. Por meio do aplicativo, criamos um novo vínculo com a população, que tem hoje nos celulares um importante recurso”, destaca Edval Novaes, subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança.

O aplicativo permite o recebimento de informações precisas como localização - por meio do GPS do celular – envio de fotos da ocorrência e áudio automático dos 15 segundos seguintes à criação do chamado. 

O Emergência RJ já está disponível para download na Apple Store e Google Play. Após o download, o usuário deve preencher os dados cadastrais e validar uma conta de email ou Facebook, permitindo a identificação instantânea em um chamado.

“A expectativa do Nearbee é viabilizar uma conexão eficiente entre os cidadãos, o Estado e a Polícia, alinhados ao novo contexto tecnológico em que vivemos”, destaca Felipe Fontes, CEO Nearbee.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) concentra os principais serviços de emergência do Rio de Janeiro, que atuam de forma integrada. A Central 190 recebe em média cerca de 7 mil ligações diárias, incluindo toda região metropolitana. 

Além de desenvolver o Emergência RJ, a Nearbee lançou recentemente o aplicativo Nearbee e Alfabee, que possibilita a conexão entre pessoas próximas, autoridades locais, serviços de proteção, amigos e familiares, podendo ser alertados em situações emergenciais.

O conceito da startup surgiu em 2014 na cidade de Campinas, mas teve seu lançamento oficial em abril de 2016. Nesse tempo, venceu premiações como o Desafio Cisco de Inovação Urbana Porto Maravilha, Concurso Rio Apps Cidade Olímpica e Connected Smart Cities como melhor solução para cidades inteligentes do Brasil.

Veja também

ATOS
Axur: segurança para Rio 2016

A companhia irá monitorar possíveis fraudes relativas ao jogos olímpicos no Rio de Janeiro.

VAREJO
Shoppings do Rio testarão beacons

Os shoppings serão os primeiros clientes da plataforma Bconext, da Fulllab.

TRANSPORTE
Cabify expande para Porto Alegre e BH

Em São Paulo, a empresa cadastrou 25 mil motoristas interessados em atuar pelo app.

VIAGEM
Airbnb: 85 mil hóspedes na Rio 2016

Os anfitriões cariocas do Airbnb faturaram cerca de R$ 100 milhões durante o evento.