Em 2018, o setor de TI brasileiro apresentou melhoria em todos os seus segmentos. Foto: Pexels.
A ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software) acaba de apresentar a versão completa do estudo "Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendência 2019". O material foi produzido com o IDC.
O documento mostra que, em 2018, o setor de TI brasileiro apresentou melhoria em todos os seus segmentos, alcançando um total de US$ 47,7 bilhões em investimentos. O crescimento do mercado no país foi de 9,8%. Globalmente, o segmento teve alta de 6,7%.
O avanço no país representa mais que o dobro da previsão para o ano (4,1%) e do que o crescimento de 2017 para 2018 (4,5%).
Dos investimentos feitos no mercado brasileiro, 51,3% são referentes a hardware, 26,2% a serviços e 22,5% a software.
"O crescimento do setor brasileiro em 2018 sinaliza uma retomada efetiva no segmento de tecnologia, após a retração do mercado em 2016. Esse cenário demonstra que a tecnologia passou a ser um componente importante para a competitividade e eficiência das empresas em momento de crise. Nesse ambiente, a ABES tem como objetivo continuar a assegurar um ambiente dinâmico e atrativo para investimentos", comenta Rodolfo Fücher, presidente da ABES.
O estudo também apontou que existem cerca de 19.372 mil empresas atuando no setor de software e serviços no Brasil, sendo que 27,3% delas são voltadas ao desenvolvimento e produção de software. Destas, 95,5% podem ser classificadas como micro ou pequenas empresas.