TOCCATO

Agro Amazônia adota QlikView

16/07/2018 11:48

Hoje, a Agro Amazônia utiliza a ferramenta em três setores: comercial, financeiro e contábil.

A Agro Amazônia adotou o QlikView com apoio da Toccato. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Agro Amazônia, que atua na distribuição de insumos nos setores agrícola e pecuário, adotou o QlikView com apoio da Toccato, uma das três distribuidoras da Qlik no Brasil.

Fundada em 1983, em Cuiabá, a empresa atua em cinco estados e 30 municípios, na comercialização de produtos e realização de assistência técnica aos clientes dessas regiões. Em fevereiro de 2015, o grupo japonês Sumitomo adquiriu 65% das ações da Agro Amazônia.

Antes de utilizar a plataforma de BI, a equipe de gestores da Agro Amazônia encontrava problemas com a organização da requisição por informações. Cada setor necessitava de uma informação nova e diferente, e quando as demandas surgiam, tais dados acabavam convergindo, gerando desencontros entre os dados apresentados em relatórios e na própria comunicação.

Hoje, a Agro Amazônia utiliza a ferramenta em três setores: comercial, financeiro e contábil. 

De acordo com Helen Cavalcante, gerente de TI da Agro Amazônia, o Qlik auxilia diretamente em demandas como gerenciamento de estoque e análise de margens de contribuição. 

“A própria cultura da gestão por indicadores foi criada através da ferramenta, porque com a possibilidade de fazer essas análises, os líderes criaram essa cultura de a partir dos dados gerados formular planos de ação, algo que antes era muito difícil”, explica.

Para a gerente de TI, as informações são de fácil acesso aos gestores, possibilitando que eles tomem decisões mais rapidamente.

“Antes a empresa agia de forma lenta na tomada de decisão por falta de informações. Depois da implementação do QlikView o cenário mudou bastante. Hoje, se há algum atraso, ele não está relacionado a questão de disponibilidade de indicadores estratégicos”, conclui Helen.

A Toccato foi fundada em 2006 para ser distribuidora dos produtos Qlik no Brasil. Hoje com mais de 850 clientes e mais de 60 colaboradores, a companhia atua em todo o território nacional por meio de vendas diretas e de sua rede de canais, que contempla mais de 80 parceiros. 

No Brasil, a Inteligência de Negócios e a Nórdica também atuam como distribuidoras da Qlik e atendem, respectivamente, cerca de 650 e 500 clientes, segundo os últimos dados disponíveis.

Veja também

ANALYTICS
Grupo IN contrata novo CTO para A10

Augusto Guagliano atuou na Diageo por quatro anos.

TOCCATO
Comercial Zaffari adota Qlik Sense

A responsável pelo desenvolvimento e execução do projeto foi a H2J, canal de vendas da Toccato.

CARREIRA
Iannone assume Qlik na América Latina

O profissional será responsável por mercados como Argentina, Chile, Peru e Colômbia.

BIG DATA
Economia Analítica: necessária e urgente

O momento é de dar um significado (prático e de negócios) para toda a informação acumulada.

AMÉRICA LATINA
Sadig vende BI no Chile

Companhia gaúcha lançou um software voltado para o mercado internacional.

BI
Gol adota Qlik com IN

O número de licenças da plataforma Qlik passa de 200.