A OMTA quer desenvolver um padrão global para a compra de bilhetes de transporte. Foto: LDprod/Shutterstock.

As empresas Here (da Nokia), Verifone Mobile Money, Thales e Schedit & Bachmann fundaram a Aliança Aberta de Tíquete Móvel (OMTA, na sigla em inglês). 

Os participante englobam as áreas de geolocalização (Here), operadoras de serviços de transporte (Thales e Schedit & Bachmann) e pagamentos eletrônicos (Verifone).

O objetivo do grupo é desenvolver um padrão global para a compra de bilhetes de transporte público em cidades ao redor do mundo por dispositivos móveis.

 A ideia é que o padrão conte com um único aplicativo e a verificação dos bilhetes com apenas um toque do dispositivo (NFC). Os membros da Aliança devem apresentar produtos com base na OMTA ainda este ano.

“O objetivo da Open Mobile Ticketing Alliance é permitir o conceito de ‘registre-se uma vez e viaje para qualuqer lugar’, através do desenvolvimento de normas abertas e interoperáveis com os fornecedores de pagamento e operadores de transporte”, relata a Here, segundo o NFC World.

A aliança afirma que autoridades de transporte público podem se beneficiar de custos menores de implementação de soluções baseadas na OMTA, enquanto os passageiros podem obter a menor tarifa possível com base na freqüência eles utilizam o serviço.

"Em vez de comprar um bilhete ou recarregar um cartão eletrônico, os passageiros irão se registrar no serviço uma vez e, em seguida, eles podem tocar os telefones habilitados com a tecnologia NFC em sistemas de trânsito em todo o mundo durante viagens”, afirma o grupo.