ACATE

SC ganha vertical de cloud computing

16/07/2013 15:40

Vertical larga com dez empresas e é o décimo segundo polo formado pela Acate.

Ponte Hercílio Luz, cartão postal de Floripa, entre nuvens: bom prenúncio para a nova vertical.

Tamanho da fonte: -A+A

A Acate pretende projetar a região de Florianópolis no setor de cloud computing. Para isso, estruturou uma vertical do segmento, que já conta com dez empresas participantes.

O time é formado por Resultados Digitais, Khor TI, Grupo Adept Systems, Data Space, Involves Tecnologia, Knowtec, Pratical One, Ahgora Sistemas, Brame Automação e AGM Telecom.

A ideia é criar um grupo que permita o desenvolvimento de produtos, serviços e projetos em sinergia, gerando força um polo de computação em nuvem que possa projetar as marcas globalmente.

É o que explica o diretor da vertical, Adilson Silveira.

“O polo deve colocar as empresas em evidência, fortalecendo marcas e gerando oportunidades que talvez não identificassem sozinhas. Queremos mostrar que em Florianópolis existe tecnologia inovadora e acessível às empresas de qualquer porte para aumentar resultados e facilitar processos", comenta Silveira.

O diretor salienta que a vertical não está fechada. Pelo contrário: para fortalecer o polo, a meta é angariar quantas mais companhias for possível, mas para participar, há pré-requisitos.

Além de oferecer ou querer participar de parcerias para oferta de serviços de cloud computing, software, plataforma ou infraestrutura, as interessadas devem atuar no formato de cooperativismo previsto no modelo de verticais da Acate.

“Estamos criando comitês de trabalho para aglutinarmos interesses e alcançarmos maior eficiência nas ações”, explica Silveira, que também é diretor executivo da Adeptsys.

A computação em nuvem é a nova vertical, mas a formação de polos de empresas por segmento não é novidade para a Acate.

Desde 2009, quando iniciou a formação de verticais, com o lançamento de grupos de segurança eletrônica e energia, a associação não parou mais.

Hoje, Hoje, das cerca de 360 companhais associadas à entidade, em torno de 130 estão verticalizadas em 12  grupos que focam as áreas de agronegócios, educação, games, governo, manufatura, saúde, sustentabilidade, telecom e têxtil, além das já citadas.

Os interessados em entrar para as verticais da Acate devem entrar em contato pelo telefone (48) 2107-2703 ou pelo e-mail projetoverticais@acate.com.br.

Mais informações podem ser obtidas na quarta-feira, 17, quando a associação promove uma palestra sobre sua mais recente vertical, na ACIF Matriz (Rua Emilio Blum, 121), às 19h, com inscrições gratuitas.

Veja também

SC tem nova vertical: Telecom
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) lança na sexta-feira, 26, sua vertical de empresas que atuam no segmento de telecomunicações.

O grupo, que tem como objetivo desenvolver projetos e ações comerciais conjuntas, reúne empresas que desenvolvem software, hardware e equipamentos de telecomunicações, vendendo para Brasil e exterior.
SC ganha polo de TI para energia
A Acate lança nesta quarta-feira, 27, sua vertical de energia, que reúne companhias catarinenses que desenvolvem softwares, hardwares e equipamentos para concessionárias, distribuidoras, geradores, comercializadoras, clientes livres, entre outros agentes do segmento de energia do Brasil e do mundo.

Inicialmente, oito associadas da Acate farão parte da vertical: Reason, AQX, Reivax, Way2 Techonology, Cebra, Netprecision, Traceback e W2B.
 
SC ganha pólo de segurança eletrônica
A Acate lança nesta quinta-feira, 19, sua vertical de empresas de tecnologia que desenvolvem soluções para o segmento de segurança eletrônica.

O lançamento será na abertura do Security Show 2009, evento que acontece na quinta e sexta-feira em Florianópolis, realizado por duas empresas do pólo: Segware, desenvolvedora de software na área de monitoramento de alarmes, e Seventh, especializada em software e equipamentos para monitoramento de imagens.
Projeto Comprador: SC domina em educação

Quatorze empresas de Santa Catarina compõem a delegação de brasileiras que vai expor soluções de TI para a vertical de educação durante o Projeto Comprador Educar 2011, que Softex e Apex realizam na quinta-feira, 19, e sexta, 20, em São Paulo.

A iniciativa, que ocorre em paralelo à Feira Educar 2011, vai contar com 23 brasileiras, ao todo.

INOVAÇÃO
Rui, ex-Acate, assume secretaria em Floripa

Ex-presidente da Associação é novo secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável da capital catarinense.

TECPREV
Acate lança plano de previdência para TI

TecPrev entra em funcionamento até março de 2013, administrado pela Mongeral Aegon, um dos dez maiores grupos de previdência privada do mundo.

Acate: MPS.BR subsidiado em SC

A Acate está procurando empresas interessadas em certificar seu processo de desenvolvimento de software dentro dos parâmetros do MPS.BR.

INOVAÇÃO
SC: menos de 10% usam benefício da Lei do Bem

Das 692 companhias catarinenses que teriam direito aos benefícios fiscais da Lei do Bem, só 51 os usaram em 2012, diz Fiesc. Onde está o erro?

RESULTADOS
SC: R$ 3 milhões em negócios na BITS

As 20 empresas reunidas no estande do Sebrae e governo catarinense mostram o saldo da feira.

ANTIFRAUDE
SC: tecnologia para fiscalizar gastos

Solução ODP.Nano detecta empresas simulando competição e companhias fantasmas fabricadas para as licitações.