MOBILIDADE

Kanamobi lança sistema para gestão de beacons

16/06/2015 16:50

Cristiano Kanashiro, CEO da Kanamobi.

Tamanho da fonte: -A+A

A Kanamobi, empresa focada em negócios de mobile, desenvolveu uma solução batizada de Beacon Manager, plataforma que facilita a implementação e gerenciamento de projetos que utilizam a tecnologia beacon.

Segundo a empresa, a plataforma está em fase de implementação em uma grande rede de varejo. A expectativa da empresa é que a solução seja usada por 10% dos clientes atendidos pela Kanamobi - que já produziu mais de 500 projetos para empresas como Locaweb, Toyota, NET, Subway, Unilever e Serasa

O papel do dispositivo é transmitir mensagens ou avisos diretamente a um smartphone ou tablet por meio de aplicativos instalados. O beacon é pequeno o suficiente para ser anexado a uma parede ou prateleira, e usa u conexão Bluetooth de Baixo Consumo de Energia (BLE). 

Os dispositivos podem transformar a forma como varejistas, organizadores de eventos, sistemas de transporte, empresas e instituições de ensino se comunicam com as pessoas dentro de ambientes fechados.  

Uma possível aplicação da tecnologia é um sistema de promoções que, com a ajuda de um beacon e de um aplicativo instalado no smartphone, pode apresentar ofertas instantâneas enquanto um cliente se aproxima de um determinado departamento ou ambiente dentro de uma loja.

Segundo a Kanamobi, esse tipo de solução pode demandar muito esforço na logística e manutenção, uma vez que há a necessidade de distribuição dos beacons em locais estratégicos, remanejamento de posições, gerenciamento da informação a qual o dispositivo está incumbido de entregar e, principalmente, manter a continuidade de seu funcionamento.     

A plataforma Beacon Manager permite essa interação com os consumidores no estabelecimento, perto de um produto específico ou dentro de um setor com mensagens contextualizadas. Ela possibilita ações como marketing de proximidade, call to action, mapas de circulação e estatísticas para lojas físicas. 

Com ela, é possível cadastrar e manipular as informações dos beacons por meio de uma interface web ou do próprio aplicativo Beacon Manager.

"Realizar a gestão de um projeto piloto em uma loja é fácil, mas quando se tratam de grandes redes, onde o projeto é espalhado por todo Brasil, a utilização do Beacon Manager é fundamental, pois permite o gerenciamento local em caso de problemas" explica Taynã Bonaldo, desenvolvedor senior Multi Plataformas da Kanamobi. 

Para Cristiano Kanashiro, CEO da Kanamobi, a solução desenvolvida é flexível e permite que empresas de todos os portes possam utilizar o Beacon Manager. A solução roda em qualquer hardware de beacon existente no mercado. 

A empresa oferece um modelo de taxa mensal para utilização da plataforma, contemplando a locação do hardware e suporte.

Fundada em 2009, a Kanamobi atua em consultoria, planejamento, execução de projetos móveis, desenvolvimento multiplataforma e mobile marketing & advertising.  

Em 2013, uma empresa do mercado mobile, a MobiProvider.

Veja também

MOBILIDADE
Binário: beacons para localização indoor

Empresa espera implantar o sistema em 30 shoppings e quatro hospitais até o final de 2015.

LOCALIZAÇÃO
Lowfat: beacons em evento do Senai

Com o VC+OC, visitante recebe informações ao passar pelo estande de determinada carreira.

SUPPLY CHAIN
Totvs aposta em RFID

Totvs quer levar tecnologia de identificação por radiofrequência para o mainstream.

SMART MOVING SYSTEMS
Startup oferece sistema RFID nacional

Um grupo de cinco sócios investiu R$ 2 milhões no negócio.

APLICATIVO
TagPoint: beacons no Moinhos Shopping

A TagPoint foi fundada há cerca de um ano e instalou seus beacons em mais de 500 pontos no Brasil.

PROTÓTIPO
Totvs: interação entre smartwatch e beacon

O Totvs Labs já testou a interação da tecnologia com um smartwatch disponível no mercado. 

NOVOS MERCADOS
Kanamobi contrata diretor de Expansão

Fabiano Grottoli lidera a busca da companhia por clientes em Porto Alegre e no Rio de Janeiro.

ESTADOS UNIDOS
Facebook distribui beacons para lojas

Tecnologia é parte de uma atualização do Place Tips, ferramenta lançada em janeiro.