Edson A. Miura, diretor da Aintec. Foto: Divulgação.

Reunir empreendedores de base tecnológica com negócios focados em inovação é a proposta do Crowdworking Intuel, que será instalado em Londrina em parceria com a Telefonica Open Future e o Sebrae-PR.

A Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Intuel) vai sediar o espaço. 

“A Intuel tem trabalhado nos últimos 15 anos na promoção do empreendedorismo inovador. Essa parceria vai contribuir para o desenvolvimento de novas empresas, trazendo para o nosso ecossistema de inovação, uma proposta de capilaridade internacional de promoção de startups.”, explica Edson A. Miura, diretor da Aintec.

A ideia é ajudar a impulsionar empreendedorismo, fornecendo infraestrutura de espaço, suporte técnico e mentoria para que, caso o projeto do empreendedor avance, possa continuar a ser apoiado pela Wayra, a aceleradora de startups da Telefónica. 

“Vamos utilizar uma metodologia de desenvolvimento de negócios moderna e já testada, além de ajudar a ampliar os contatos dos empreendedores com um ecossistema mundial de inovação”, afirma Renato Valente, country manager do Open Future e diretor da Wayra Brasil.

A implementação do novo espaço contará com a parceria do Sebrae-PR para apoiar as startups em seu período de maturação.

 “O formato adotado pela Telefônica para fazer a pré-aceleração é fantástico e vai favorecer o desenvolvimento de projetos inovadores”, explica Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR.

Em sua avaliação, a proposta do crowdworking vai aproximar as startups de Londrina e região de um player mundial importante e, para o ecossistema de negócios da cidade, é muito significativo estar no radar da empresa e usufruir dos mecanismos de aceleração que o grupo propõe.

O Crowdworking abrigará startups de base tecnológica com vistas ao desenvolvimento de negócios nas áreas específicas de tecnologia, tais como internet das coisas, aplicativos B2B,soluções de digitalização “end to end”, redes, segurança, banco de dados e agrobusiness, entre outros segmentos estratégicos do Programa Open Future.

Contando com mais de 500 mil habitantes, o município de Londrina é o segundo maior do Paraná, possuindo atualmente 212 empresas de TIC, segundo a Softex.