Com data center renovado, IFNet aposta na nuvem. Foto: Flickr.com/jannem

A IFTNet, empresa de telecomunicações com base em Presidente Prudente e filial em São José do Rio Preto, renovou a estrutura de seu datacenter com a IBM.

O projeto inclui servidores IBM System x Blade H, System x Blade HS23 e uma solução de storage DS 3524, que foram implentados pela Veritas, parceira de negócios da IBM Brasil para a região.

Com a reestruturação, a empresa ampliou o portfólio e passou a oferecer serviços de virtualização e computação em nuvem, conta Flávio Barros, sócio e diretor geral da IFTNet.

Antes da implantação, o parque tecnológico da empresa possuía equipamentos de diversas marcas e modelos, todos operando de forma independente, o que demandava gestão individual, onerando a equipe de TI.

O ambiente IBM integrou o data center, trazendo ganho de performance e agilidade, além de reduzir o consumo de energia elétrica e a necessidade de espaço do data center.

“Hoje, conseguimos criar máquinas virtuais 50% mais rápido, e isso reflete diretamente na prestação de serviços ao cliente. Com o ganho de disponibilidade, nossos clientes ficam mais seguros com o serviço que prestamos”, completa.
 
Segundo ele, o projeto com a IBM faz parte de um plano maior: até o final de 2013 a empresa planeja inaugurar um novo data center no interior de São Paulo, que deve operar integrado ao de São José do Rio Preto.

“A intenção é usar a tecnologia IBM para sincronizar as duas operações, ampliando a disponibilidade dos nossos serviços”, conclui Barros.
 
No atual projeto, a IFTNet teve 60% do projeto financiado em 36 meses atráves do leasing do IBM Global Financing (IGF), braço de financiamentos da IBM.