Adriano Contrera, vice-presidente de Aplicações da Capgemini no Brasil. Foto: Divulgação.

A Capgemini busca expandir sua presença no Brasil com a abertura de um Centro de Excelência (Center of Excellence, da sigla em inglês CoE) para Digital & Cloud no país.

A iniciativa suportará a estratégia de crescimento da empresa no Brasil e está alinhada com o foco da companhia em projetos de transformação digital.

O novo centro trabalhará em colaboração com os 10 centros de inovação da Capgemini distribuídos pelo mundo. O ambiente conta com aproximadamente 120 profissionais dedicados a soluções digitais e de cloud, trabalhando com especialistas das mais diversas disciplinas do grupo. 

Com uma infraestrutura focada em provas de conceito, demonstrações, apresentações e um data center dedicado, o Centro de Excelência para Digital & Cloud estará localizado em São Paulo, atendendo a clientes de todo o Brasil de diversos setores, como serviços financeiros, seguros, bens de consumo e varejo, entre outros.

“Nos últimos quatro anos promovemos soluções e ajudamos empresas do Brasil em seus processos de transformação digital. Agora, esse novo CoE certamente nos ajudará a fortalecer e a expandir essa experiência local de forma integrada com todo o Grupo”, explica Adriano Contrera, vice-presidente de Aplicações da Capgemini no Brasil. 

No Brasil, mais de 30 grandes clientes da Capgemini já utilizam as soluções oferecidas pelo novo CoE, que terá como foco atender os projetos de transformação digital com soluções de aplicações & infraestrutura, cloud computing, insights & dados, experiência digital do consumidor e mobilidade, assim como cybersecurity, inteligência artificial, IoT e desenvolvimento ágil. 

O Centro de Excelência também realizará projetos a partir da metodologia Accelerated Solutions Environment (ASE), que alinha todos os envolvidos em torno de um desafio de negócio – executivos, clientes, fornecedores, especialistas, entre outros – para tomar, em alguns dias, uma decisão que poderia levar meses. O ASE já foi utilizado por mais de 600 clientes no mundo, por meio de mais de 3 mil reuniões.

A abertura do centro acontece cerca de um ano após o anúncio da Capgemini para investimentos no Brasil. A empresa planeja investir R$ 13 milhões ao longo dos próximos cinco anos em um data center em Campinas, no interior de São Paulo, o terceiro no Brasil. 

No Brasil, a Capgemini emprega 8,5 mil pessoas e atende mais de 200 clientes. Com mais de 190 mil profissionais, a Capgemini está presente em mais de 40 países.

O grupo reportou em 2016 receita de € 12,5 bilhões de euros.