Thiago Ronda, CEO da BI Action. Foto: divulgação.

A LLUM Bronzearte, fabricante de itens de iluminação, implantou a solução da BI Action, aplicativo voltado para médias e grandes empresas do varejo, que engloba os recursos de business intelligence, CRM e força de vendas.

Um ano após o software ser implantado nos celulares dos 130 representantes, a empresa atingiu 97% de sua meta de vendas, crescendo três pontos percentuais na margem bruta de lucros.

Através do uso ativo dos módulos da solução, a equipe externa conseguiu alcançar em conjunto uma margem de 11% de aumento nas vendas. A empresa estima que isso evitou uma perda mensurada em vendas na casa dos R$ 8 milhões.

“A iniciativa de aquisição da solução foi acertada e extremamente recompensadora. Perto do investimento realizado na compra da solução, o lucro obtido é infinitamente maior”, afirma Marcelo Kolanian, vice-presidente da LLUM Bronzearte.

Na prática, a solução traz dados sobre os clientes da carteira e de outros da mesma região, oportunidades de aumento de margem dos produtos e maior oferta de mix de itens.

Segundo a empresa, isso gerou economia de tempo, o que resultou em mais oportunidades de vendas, sem a necessidade de dedicação a relatórios ou trabalho de outros integrantes da equipe.

O aplicativo também dá acesso à base histórica de compras do cliente, proporcionando uma monitoria de estoque e facilitando a oferta de produtos.

De acordo com a BI Action, a implantação na empresa foi simples e obteve alta aderência da equipe externa da LLUM Bronzearte através do treinamento oferecido pela equipe de suporte da startup.

Para o futuro, o cruzamento de dados e o uso de filtros específicos da ferramenta podem ajudar em novas estratégias.

A empresa de iluminação está preparando o lançamento de uma nova linha de produtos e espera contar com os dados que serão gerados pelo BI Action para analisar a resposta dos clientes e adequar os produtos às novas demandas.

“Em associação com nossos massivos investimentos em tecnologias, como inteligência artificial, e novas funcionalidades, o BI Action cria condições ideais para o crescimento acelerado de nossos clientes, colocando-os muito à frente da concorrência, com uma larga vantagem competitiva”. afirma Thiago Ronda, CEO da BI Action.

De acordo com a BI Action, as vendas da LLUM Bronzearte ainda devem aumentar mais 20%, com os resultados, crescendo proporcionalmente com o tempo de uso da solução.

A BI Action foi fundada há um ano e meio por Lucas Pellozo, o COO, Leonardo Ferreira, o CTO e Thiago Ronda, o CEO, todos com diversas experiências em criação de empresas.

Pellozo e Ronda foram colegas de graduação na USP, onde estudaram informática biomédica, e também são parceiros de negócio no site Easy Entrega, onde o primeiro é CEO e o segundo, investidor-anjo e membro do conselho.

Já Ferreira é CTO do mesmo site e parceiro de Pellozo em outro negócio, a consultoria Tefra Tecnologia.

Ronda também é um dos fundadores da LLUM Lâmpadas e Luminárias, que nasceu em 2008 e, mais tarde, passou a atuar com a Bronzearte, empresa brasileira com 57 anos no mercado de iluminação.

Entre 2015 e 2016, o executivo foi CEO da LLUM Bronzearte e hoje é membro do conselho administrativo da companhia.

A BI Action, que tem base em São Paulo, conta com 15 clientes, sendo os principais a LLUM Bronzearte, Taschibra e Tcotton.

A Bronzearte está presente em todo o território brasileiro e também na Espanha, em Portugal e na França. Sua fábrica está localizada em uma área de 100 mil m² na grande São Paulo, com mais de 300 colaboradores diretos e indiretos.

A LLUM comercializa o portfólio da marca, com produtos de iluminação comercial, decorativa, residencial e empresarial.