Prodest investiu na aquisição de servidores blade com switches integrados da Dell. Foto: Divulgação.

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) investiu R$ 2,3 milhões na aquisição de servidores blade com switches integrados da Dell. O objetivo é aumentar a capacidade de atendimento do data center do estado, localizado na sede da autarquia, em Vitória.

A iniciativa prioriza expandir os serviços de virtualização. A ampliação do número de órgãos atendidos pelo Sistema Integrado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo (Siarhes) também faz parte das metas a serem alcançadas pelo investimento. 

“Queremos melhorar a qualidade dos nossos serviços. Para isso, é fundamental investir em ações que podem trazer resultados mais expressivos para os órgãos públicos atendidos por nós”, destaca o presidente do Prodest, Victor Murad Filho.

O data center do Espírito Santo possui praticamente 100% de disponibilidade dos dados governamentais. Um dos motivos para o data center ser uma referência no setor público de TI brasileiro é a sala-cofre, que é certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), à prova de fumaça, água, fogo, vandalismo, desmoronamentos e roubos. 

Os sistemas de refrigeração e de combate a incêndio também são responsáveis por garantir o bom funcionamento do local. Dois geradores e duas salas de energia fazem com que o ambiente continue em atividade, mesmo que haja falta de energia elétrica por um longo período.