Tomás Penido. Foto: divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

O Groupon anuncia Tomás Penido como seu novo diretor de Marketing e Comunicação no Brasil.

Com 20 anos de experiência, o executivo tem passagens por diversas companhias, incluindo quatro anos como COO da Predicta, empresa paulista de marketing digital que tem participação minoritária do grupo gaúcho RBS e há pouco abriu escritório e no Vale do Silício.

O currículo de Penido também traz vivências na Dabee, onde foi country manager, Juggler Cross Marketing, da qual foi CEO, Rede106, como diretor de Mídia, e Elogia, para a qual dirigiu a unidade de São Paulo.

Grupo TV1, AgênciaClick, iG, CIE, Banco de Eventos e até uma experiência de cinco anos como gestor financeiro da Banda Eva completam o currículo.

No Groupon, ele assume com meta de reforçar o papel da plataforma como ferramenta de advertising, conectando pequenas, médias e grandes empresas com seus consumidores, pelos meios móveis e web.

“Vamos integrar marketing e comunicação, juntando nossas campanhas com estratégias que envolvem várias disciplinas de marketing, ferramentas como mídias sociais, promoções e relações públicas”, explica o novo diretor.

De acordo com Michel Piestun, ex-Samsung que assumiu como CEO do Groupon Brasil há dois meses, a contratação de Penido está diretamente relacionada ao novo momento vivido pela empresa.

“Lideramos a evolução do mercado de e-commerce local. A experiência de Tomás será fundamental para nos consolidarmos como uma plataforma diferenciada e personalizada de comércio eletrônico local”, afirma Piestun.

As recentes contratações de nomes de peso no Brasil sinalizam o esforço do Groupon para ganhar músculos na briga que se instala em seu segmento.

No e-commerce, a empresa caiu de terceiro para décimo colocado em número de acessos, segundo ranking da Serasa Experian referente ao primeiro trimestre de 2013, enquanto o MercadoLivre Brasil liderou a categoria.

A Americanas.com, que pertence à B2W, que controla outras empresas do setor como Submarino e Shoptime, ficou com o segundo lugar.

Mudança drástica em relação ao primeiro trimestre de 2012, quando o Groupon Brasil era o terceiro colocado, seguido por OLX, Netshoes, Dafiti e Buscapé, sem nem proximidade dos concorrentes que agora ocupam o topo da lista de acessos.