Foto: Pixabay.

O Banco Semear, instituição financeira de Minas Gerais, adotou a solução de gerenciamento de riscos da SoftExpert, fornecedora catarinense de softwares e serviços para automação de processos empresariais, conformidade regulatória e governança corporativa.

Segundo a empresa, a escolha foi o SoftExpert GRC, pois o software permite a integração das práticas de conformidade e gestão de riscos com a gestão de processos, facilitando a tomada de decisões. 

Atuando de maneira integrada, a ferramenta conta com os componentes de analytics, auditoria, controle de atividades, desempenho, documento, formulário, plano de ação, problema, processo, projeto, risco e workflow.

A implementação no Banco Semear começou pelo setor de contas a pagar, que é utilizado por todos na companhia.

Anteriormente, seu processo envolvia um formulário padrão e era necessário imprimir o documento, preencher, grampear com a nota, coletar assinatura e entregar no setor. Com a mudança, o volume de impressão da empresa foi reduzido em 75%.

Já na gestão de demandas do jurídico, houve uma redução de 60% no volume de e-mails e de 30% no tempo de atendimento.

“Não imaginávamos que a solução pudesse impactar tanto no dia a dia da organização. Com a automação do processo, ganhamos tempo, economia e segurança”, avalia Márcio Luiz Cabral Gonçalves, gerente do escritório de processos do Banco Semear.

A empresa também destaca que a possibilidade de implantar processos sem a necessidade de codificação e dependência da área de tecnologia foi fundamental para dar agilidade às atividades.

De acordo com o banco, o próximo desafio da companhia é integrar o SoftExpert Suite à plataforma de RPA utilizada pelo banco, que é da americana Automation Anywhere.

Fundado em 2006, o Banco Semear tem sede em Belo Horizonte e possui capilaridade que abrange praticamente todo o território nacional, sendo expressiva a presença no interior de Minas Gerais e Goiás. 

Em 2019, alcançou a marca de 2 milhões de clientes atendidos, contando com cerca de 170 colaboradores e mais de 1 mil correspondentes bancários.

Fundada em 1995, a SoftExpert conta atualmente com mais de 2 mil clientes e 300 mil usuários em mais de 30 países.

A empresa tem investido na expansão internacional, conquistando 77 novos clientes no exterior somente em 2019. Neste ano, a expectativa é conquistar mais de 120.