Rodrigo Borges, fundador e CEO do Social Bank. Foto: Divulgação.

A Social Bank, fintech que permite transação entre usuários a partir de uma conta de pagamento digital, acaba de lançar a Social Coin, moeda social digital com base em blockchain, lastreada em bens de consumo como combustíveis e energia.

A expectativa é que a moeda Social Coin esteja disponível para compra até o final de junho e poderá ser adquirida com transferência bancária gratuita para uma conta no Social Bank, em mais de 13 mil lotéricas de todo território nacional, via boleto bancário ou em estabelecimentos credenciados.

A cotação inicial da Social Coin ainda não foi divulgada, mas ao adquirir a moeda, o usuário poderá trocá-las, durante 30 dias, por litros de combustível com a mesma cotação em todo o território nacional em postos credenciados pela Social Pay, solução de meios de pagamentos do Social Bank.

O plano é que, até a data de lançamento, mais de 1 mil postos estejam aptos a receber a moeda pelo pagamento. 

Dessa forma, a empresa afirma que o usuário da Social Coin estará protegido contra eventuais aumentos de preço que ocorram no período, ou mesmo distorções que ocorrem no valor do litro nos diferentes estados brasileiros. 

Caso não utilize a moeda, ela é liquidada ao final dos trinta dias e o valor pago retorna à conta do usuário.

A mesma dinâmica é válida contra eventuais aumentos no custo de energia, motivadas, por exemplo, por mudanças de bandeira. Ao adquirir a Social Coin, o consumidor terá a garantia de que o valor pago à concessionária pelo Kilowatt Hora (KWh) será o mesmo do mês anterior.

“O Brasil tem, hoje, cerca de 100 moedas sociais que estão sendo utilizadas em diferentes partes do País para estimular a economia de grupos fechados, e que movimentam mais de R$ 60 milhões por ano. A Social Coin revoluciona esse conceito ao oferecer proteção contra a inflação, mas com liquidez imediata e alta tecnologia, o que garante total segurança nas operações”, afirma Rodrigo Borges, fundador e CEO do Social Bank.

A Social Coin será 100% baseada em blockchain e, ao todo, serão emitidas 1 bilhão de moedas. 

“Qualquer profissional que tenha sua margem comprometida pela variação de preços de combustíveis é um potencial usuário da Social Coin”, afirma.

Além disso, a empresa vem trabalhando no desenvolvimento de parcerias com redes de varejo e serviços, que passarão a aceitar a Social Coin como forma de pagamentos. 

“Já lançamos a moeda com parcerias importantes, incluindo redes de postos de combustíveis, empresas de mobilidade urbana e fast-foods, como Taco Bell, KFC e Pizza Hut. Nossa expectativa é de ampliar consideravelmente o número de parcerias até o final de 2019”, completa Borges.