Rosâni Boeira Ribeiro.

Rosâni Boeira Ribeiro, ex-gerente do Sebrae-RS, acaba de assumir o cargo de diretora executiva do parque tecnológico de Pelotas, cidade pólo econômico no sul do Rio Grande do Sul, para o ano de 2018.

A direção do parque é escolhido por um conselho, no qual estão presentes a prefeitura de Pelotas, entidades empresariais e as principais instituições de ensino operando na cidade.

“A minha expectativa é de fortalecer as ações estratégicas e aglutinar cada vez mais as instituições fundadoras e mobilizar outras que possam contribuir com a consolidação de um ecossistema inovador", afirma Rosâni. 

Rosâni é pós-graduada em Gestão Empresarial pela FURG e em Marketing e Inovação em Comunicação pela UCPel. 

O parque tecnológico de Pelotas foi inaugurado em 2016 pela prefeitura da cidade, através da reforma de um complexo de quadras de pádel cobertas idealizado por empresários locais no auge da febre do esporte nos anos 90.

O foco são as áreas de saúde, tecnologia da informação e economia criativa, fortes na cidade.

Com seis instituições de ensino superior e mais de 30 mil estudantes universitários Pelotas tem a seu favor um custo de mão de obra menor e menos disputa por talentos em relação a grandes centros.

Hoje estão instaladas no parque a Cigam (sistemas de gestão), Melhor Envio (plataforma de cálculo de frete), TopWay Suporte (suporte da rede de franquias TopWay), Freedom (fabricante de cadeiras de rodas), Gestum (tecnologia de e-learning), Outdabox (mídia) e Vetorial (provedor de internet).