Ionara Rech.
A PUC-RS lançou nesta quarta-feira, 15, o Programa Ciclo da Inovação, realizado com recursos de aproximadamente R$ 1,7 milhão da Finep e CNPQ e em parceria com Sucesu-RS, Seprorgs e Reginp.
A iniciativa porto-alegrense é coordenada pelo Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI) da PUC-RS, um dos quatro destes núcleos no Rio Grande do Sul. Em todo o Brasil, são 24 NAGIs.
Com o projeto da PUC-RS, o estado soma dois núcleos focados em TIC.
”Nosso público alvo são empresas do setor de todo o Rio Grande do Sul. Queremos incluir até 50 companhias neste projeto”, destacou Ionara Rech, coordenadora do NAGI da PUC-RS no lançamento do programa, durante a BITS 2013, feira irmã da Cebit que acontece em Porto Alegre até a quinta-feira, 16.
O programa tem quatro etapas: capacitação máster, diagnóstico, capacitação in company e plano de gestão da inovação.
A primeira soma 100 horas aula, ministradas nas dependências da PUC-RS, sobre empreendedorismo, leis de incentivo à inovação, fundos e recursos para a área, gestão da inovação e desenvolvimento de planos para adoção de cultura inovadora.
Já o diagnóstico é feito nas empresas participantes, por uma equipe do NAGI e profissionais de uma consultoria que ainda está em processo de seleção, somando 20 horas de avaliação das companhias para analisar suas capacidades, recursos, clima, cultura e demandas.
“A partir disso, vamos gerar uma matriz de posicionamento da empresa, que é a visão de como ela está, em termos de inovação, em relação às demais pesquisadas dentro do projeto”, comenta Ionara.