Shuky Sheffer, presidente da Amdocs. Foto: Baguete.
A Amdocs, conhecida tradicionalmente pelo fornecimento de sistemas de suporte ao negócio e às operações de empresas de telecomunicações, tem avançado na criação de novas ferramentas e serviços focadas na transformação digital das operadoras.
A chamada transformação digital significa que, mais do que digitalizar processos, operar o back office ou suportar a operação, o software pode servir para abrir áreas de negócio e possibilidades de expansão para as organizações.
No caso das operadoras, isso significa fugir do que muitos prevem como um futuro sinistro como um provedor do “encanamento da internet” em direção a um papel de maior protagonismo na área de internet das coisas e distribuição de conteúdo de entretenimento, por exemplo.
“Hoje a visão da Amdocs é simplificar a complexidade dos negócios da operadoras e assegurar uma experiência integrada e intuitiva para os clientes, possibilitando a transformação digital”, afirma Shuky Sheffer, presidente da Amdocs.
Com essas possibilidades em mente, a Amdocs criou uma área de serviços para apoiar os clientes no processo da adoção de recursos que possam reorganizar a empresa de forma digital e gerar novas formas de faturamento.
“Até cerca de um ano atrás, a empresa focava na venda do produto. Agora, a ideia é também entender o problema da operadora e buscar uma solução completa que pode envolver parceiros além das soluções da Amdocs”, relata Rotem Katsir, diretora de marketing para Serviços da Amdocs.
Entre os parceiros mais recentes a integrarem o ecossistema estão Adobe e Frog. O Adobe Marketing Cloud colabora com a capacidade da Amdocs de gerar análises a partir dos sistemas de suporte ao negócio das operadoras e do comportamento do consumidor para entregar ofertas personalizadas.
A Frog é uma empresa de design e inovação fundada em 1969 pelo designer industrial Hartmut Esslinger na Alemanha. Hoje a companhia tem sede em São Francisco e dez escritórios na América do Norte, Europa e Ásia.
A empresa busca transformar negócios com a criação de estratégias ligadas ao design de marcas, produtos e serviços. Entre seus clientes estão SAP, General Electric, Microsoft, Siemens, Intel e Lufthansa.
A parceria com a Frog combina o conhecimento sobre a jornada dos clientes e insights sobre a experiência do usuário da empresa de estratégia em design com o conhecimento da Amdocs nos ambientes operacionais de operadoras.
As novas ferramentas e serviços da Amdocs fazem parte do portfólio CES 10, lançado há cerca de dois meses. A empresa baseia as ofertas em quatro pilares: transformação digital, negócios diversificados, empoderamento de dados e agilidade nos serviços.
Na área de atendimento ao cliente, a empresa expandiu o Amdocs Care and Commerce para atender de forma mais natural os clientes que passam de um canal de comunicação para o outro.
“Esse tipo de ação é importante pois os clientes esperam das operadoras uma experiência simples, como a encontrada em plataformas como Amazon e iTunes”, completa Sheffer.
Além da ferramenta, a empresa oferece uma consultoria para analisar o contato entre operadora e clientes para detectar o que pode ser melhorado no atendimento e na adoção de canais digitais integrados, com desenvolvimento de sistemas móveis e web.
A empresa também inclui em seu portfólio o Amdocs Multi-Play Entertainment, que permite que os provedores de serviços ofereçam uma experiência unificada de suporte, e-commerce e monetização conteúdos como vídeo on demand, música e jogos.
No portfólio também está uma solução focada em monetização de uso ocasional, para a venda esporádica de conteúdo premium, que pode gerar assinaturas futuras de maior valor.
Para colaborar com a geração de fluxos diferentes de receita para as operadoras, a Amdocs incentiva novos modelos de negócio através de parceria com empresas de entretenimento online e recursos que colaborem com a internet das coisas.
“Mesmo não podendo competir com as fabricantes na área de dispositivos, as operadoras têm um papel importante para enriquecer a experiência dos consumidores com os produtos”, explica Jonathan Shmukler, gerente de soluções do Amdocs Labs.
A empresa trabalha hoje com um sistema que permite a ativação rápida de SIM cards em wearables como o Samsung Gear S2, que conta com conexão 4G.
Na área de big data, a Amdocs conta com o Data Hub, uma plataforma de gerenciamento de dados baseada em Hadoop que permite a extração e processamento de dados com analytics.
Com 32 anos de mercado, a Amdocs tem mais de 24 mil funcionários em 90 países. No ano fiscal de 2015, a empresa faturou US$ 3,6 bilhões.
* Júlia Merker cobriu o Amdocs Americas Summit em Orlando a convite da Amdocs.